De acordo com o jornalista Diogo Dantas, de O Globo, a diretoria do Fla atribui a responsabilidade ao calendário do futebol brasileiro. Recentemente, os últimos dez jogos do Flamengo na temporada fizeram o aproveitamento com Renato Gaúcho cair dos quase 80% para 63%. Foram quatro empates e uma derrotas, juntamente com desempenhos abaixo da crítica, que preocuparam os torcedores.

Contestado pela torcida rubro-negra por causa dos dois últimos empates (Cuiabá pelo Brasileirão e Athletico-PR na Copa do Brasil), o treinador vive momento de oscilação no clube. Contudo, para a diretoria do Fla a justificativa está no excesso de jogos, que desgastam o elenco. Dessa forma, Renato não tem brecha para fazer treinamentos e realizar a recuperação adequada dos seus jogadores.

Atualmente, o Flamengo conta com Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta e David Luiz no Departamento Médico. Apenas o camisa 9 não possui problema muscular, ao contrário dos outros três. Nesse sentido, funcionários do DM orientam Renato para evitar que novos atletas voltem a “estourar”. Recentemente, em um intervalo de 14 dias, foram quatro jogadores com problemas no músculo adutor da coxa.

Porém, somente as lesões não explicam o desempenho abaixo da média da equipe que goleou adversários importantes ao longo do ano. Contudo, ainda segundo o jornalista, o clube entende que o atual comandante vai levar o clube para duas finais, Libertadores e Copa do Brasil.

Twitter: @Victor_Andrade4.