Renato
Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo foi até Curitiba afim de diminuir a distância de pontos para o líder Atlético-MG. Contudo, até conseguiu, mas não os 3 pontos, como pretendia. Isso porque empatou com o Athletico-PR, na Arena da Baixada em 2×2, após ter aberto 2×0 no placar. Ao final da partida, o técnico Renato Gaúcho, disparou pra cima da arbitragem e principalmente contra o VAR.

A reclamação toda é porque no primeiro tempo, enquanto estava ainda 2×0 para o time carioca, o atacante do furacão, Renato Kayser, agrediu o zagueiro Leo Pereira, e foi expulso. Contudo, o VAR entrou em ação e o jogador teve o cartão trocado, de vermelho, para apenas um amarelo.

Renato não poupou palavras para criticar a atitude do árbitro de vídeo:

“Se eu falar aqui da arbitragem tem duas coisas. Uma que eu não gosto de falar de arbitragem. Outra que as pessoas vão falar que é desculpa. Mas, hoje, a arbitragem passou dos limites. No lance do Kayzer, ele deveria ter sido expulso. Foi uma agressão por cima e por baixo. Tanto é que o juiz o expulsou na hora. E mais uma vez o VAR entrou em ação. Quando eu falo que o VAR apita o jogo, ninguém acredita. Aí tinha que fazer essa pergunta para o árbitro de vídeo. E ao mesmo tempo o do jogo. Mas eles não dão entrevistas. Eles vão embora. Na próxima rodada eles vão estar trabalhando de novo. Nós, que trabalhamos arduamente para buscar o resultado, somos os criticados “

 O chefe de arbitragem da CBF, o ex-árbitro Leonardo Gaciga é citado

“A pergunta que eu gostaria de fazer para o Gaciba e para os árbitros: no próximo jogo meu jogador pode dar soco então? Vai poder agredir? Mas pode olhar no VAR, não sangrou, não quebrou os dentes do adversário. O que precisa fazer para ser expulso? Esta é a pergunta que precisa ser feita para a arbitragem. Essas perguntas têm que ser feitas para o Gaciba. Não é possível. Está aí o lance: agressão.”

Renato continua com as críticas

“Por muito menos o jogador tem que ser expulso. E o jogador que foi expulso e voltou foi o que fez o primeiro gol. E fica por isso mesmo. Chegamos ao ponto do VAR não deixar um jogador que agrediu ser expulso. Mas, amanhã, os entendidos vão falar que estou dando desculpa. E esses mesmos se amanhã ou depois um jogador meu agredir um adversário, por muito menos, forem expulsos, vão dizer que foi justamente”.

“O futebol brasileiro ou ele muda ou está acabando. Eu sempre fui a favor do VAR. O VAR é uma ferramenta que é impossível de você errar. Para você ver como as pessoas que estão trabalhando no VAR são incompetentes. Porque não é possível você ter todo lance, de todos os ângulos e conseguir errado. E não falo só do jogo do Flamengo. Ou se muda isso ou o árbitro vai continuar errando”

 

Twitter: @diego_alarconf