Flamengo
Gilvan de Sousa/CRF

No último domingo (28), o Flamengo realizou a segunda edição do evento “Inclusão Rubro-Negra” na sede do remo, com foco na inclusão social de crianças e jovens com deficiência. Cerca de 100 crianças e seus responsáveis estiveram presentes e se divertiram numa manhã repleta de atividades ao ar livre, brincadeiras adaptadas, música, apresentações, atividades pedagógicas e passeios de barco e pedalinhos pela Lagoa. A animação foi garantida com a presença do Binho e Urubão, mascotes do Flamengo, que interagiram e tiraram fotos com a criançada.

Apoiando a conscientização e a importância de políticas públicas de inclusão social, voltadas às pessoas com deficiência, o objetivo do evento foi promover um espaço de interatividade e lazer ao ar livre, combatendo a invisibilidade e a exclusão social as quais são muitas vezes submetidas as pessoas com deficiência.

O evento contou com a apresentação de capoeira do Grupo Centro Cultural Terra Brasil, liderado pelo professor Leandro Correia, composto por jovens com deficiência, e dos alunos do “Meu Kantinho Centro de Cultura”, escola de música para jovens de baixa renda que promove, através da música, a reflexão sobre temas importantes da sociedade, como cidadania, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas socioambientais. Ao fim do show do grupo de forró Calça Arriada, uma animada quadrilha formada por crianças e jovens com deficiência se apresentou sob o comando do recreador Tio Salsicha.

“Meu filho é autista e amou participar do ‘Arraiá da Inclusão Rubro-Negra’. Ele está radiante, muito feliz por estar aqui. Não pára de repetir quando vai voltar! Muito amor envolvido e carinho espalhados em cada detalhe que sentimos de perto. Obrigada por tudo o que nos foi proporcionado no dia de hoje. Deus abençoe todos que ajudaram a proporcionar este dia maravilhoso”, disse Ana Clea, mãe do Kauã Marcos.

O evento “Inclusão Rubro-Negra” é fruto da parceria do CRF, através dos Departamentos de Remo e Responsabilidade Social, com o Instituto Esporte Pelo Planeta, que tem como fundadoras Cláudia e Kátia Alencar, ex-atletas laureadas do Flamengo. Para a sua realização, o evento contou, ainda, com o apoio de voluntários atenciosos e incansáveis, além do apoio da Yorgus, Oh Água, Côco Legal, Saúde Mob, Hortifruti, Zona Sul, Talho Capixaba, Forró Calça Arriada, Colônia de Pescadores da Lagoa Rodrigo de Freitas, Grupo Urbam, Reduzaqui, Algsun, Turma do Salsicha, Pedalinhos Klein e Bruno Rego – Atividades Lúdicas Adaptadas.

Twitter: @diego_alarconf