Foto: Marcelo Cortes/CRF

Durante o jogo do Brasileirão contra o Grêmio, o Flamengo jogou também no NBB, em rodada contra o time da Unifacisa de Campina Grande. O time de Gustavinho de Conti começou com Balbi, Chuzito, Marquinhos, Olivinha e Hettsheimer. O time começou bem, abriu uma vantagem considerável no primeiro período, as coisas começaram a ficar mais equilibradas no segundo quarto.

A Unifacisa começou com Arthur Pecos, Morillo, Betinho, Rafa Oliveira e Paranhos. O time de César Guidetti veio de vitória em cima do Campo Mourão, numa campanha de recuperação. O time paraibano não conseguiu conter os chutes de três do Fla Basquete.

Nos primeiros momentos, o ala Marquinhos estava apagado, não se encontrava em quadra. Outro destaque não positivo foi o mexicano Luke Martinez. O camisa 25 ainda tem dificuldades para se ambientar a equipe, o que é natural, pois o entrosamento dos jogadores de Gustavo de Conti é grande, eles tem uma linguagem própria, e ao contrário do que aconteceu com outros reforços rubro negros como Hettsheimer e Yago, não houve o campeonato carioca ou jogos mais fáceis para ambientar caras novas.

O quarto e último período foi difícil. O Flamengo sentia a intensidade do adversário, além das condições de jogo no Maracanãzinho beirarem o impossível. No Rio de Janeiro fazia muito calor, e pelas regras da Liga Nacional de Basquete, não se pode ligar o ar condicionado no ginásio, fato que deixa o jogo muito difícil, a temperatura é semelhante a de um forno. Se o Fla Basquete jogasse por aqui mais vezes, certamente estaria mais ambientado, mas dessa forma, fica difícil.

A Unifacisa inclusive quase levou o jogo para a prorrogação, numa bola que Betinho, que vinha mal no jogo, errou mesmo livre, quando o placar estava em 81 a 79 para o Flamengo. Fato é que o calor atinge também o adversário, e pelo elenco que tem, o time deveria ser bem superior, com todo respeito as outras equipes. Os destaques pela parte do Flamengo foram Hettsheimer com 21 pontos, Chuzito com 20, Yago com 8 pontos e 6 assistências, Olivinha com 8 pontos e 14 rebotes. Flamengo volta a quadra domingo, contra o Brasilia, pelo NBB e depois, dia 3 de fevereiro contra o Minas Tênis Clube, pela Champions League das Americas.