Reprodução: Alexandre Vidal/CRF

Segundo apuração do canal Uol, SBT encaminhou o acerto para a obtenção dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2021. A proposta, considerada mais flexível em relação a do Grupo Globo, animou os clubes pelas oportunidades que o negócio proporciona e pela abertura de novos horizontes.

A emissora pretende fazer uma transmissão por semana para grande parte da rede. As fases decisivas serão exibidas em todo o país, inclusive São Paulo. Além disso, um sistema pay-per-view será criado, seguindo os moldes das transmissões na Conmebol TV, onde todos os clubes terão participação na venda dos pacotes.

O SBT pagará cerca de R$ 14 milhões para o Flamengo e os outros 3 grandes clubes do Rio de Janeiro. As demais equipes receberão aproximadamente R$ 3,5 milhões cada. Transmissões no YouTube serão permitidas, desta forma um clube poderá mostrar um jogo seu através do canal na plataforma, com sua equipe e cobertura voltada ao seu torcedor (à exemplo da FlaTV).

O Grupo Globo possuía os direitos do Campeonato Carioca até 2020, quando um imbróglio, causado pela MP 984, permitiu que o Flamengo quebrasse a cláusula de exclusividade da competição e transmitisse seus jogos em outra plataforma. As consequências desagradaram aos executivos da Globo, que avaliaram os custos e optaram pela rescisão contratual.