Foto: Bruno Lorenzo/LNB

Na noite de terça feira, no Maracanãzinho, o Flamengo recebeu o Basquete Cearense, que esse ano, disputa o NBB com as cores do Fortaleza. O time de Gustavo de Conti voltou a usar a escalação usual, do inicio do campeonato, com Balbi, Jonathan, Marquinhos, Olivinha e Rafa Mineiro.

Um dos símbolos do time adversário, Felipe Ribeiro foi desfalque por conta de ter positivado para Covid 19. O armador norte-americano Brite estava contundido, mas entrou no sacrifício ainda na primeira etapa. O técnico Alberto Bial começou em quadra com Holloway, Caue Verzola, Rashaun, Sualisson e Mathias. O primeiro tempo começou com o Flamengo jogando melhor, abrindo certa vantagem, até ter um equilíbrio de forças antes de terminar o primeiro quarto, a diferença foi Olivinha, com 12 pontos nessa etapa, e chutes acertados de três a favor do rubro negro.

Da parte do Carcará, Lucas Bebê jogou razoavelmente. Sua especialidade em rebotes é muito bem empregada, mas passado um turno inteiro, ele ainda não encontrou no time de Bial, entre questões disciplinares e de vaidades. Defensivamente ele sabe se postar, mas faltou mobilidade da parte dele, claramente ele não está 100% fisicamente. Fato é que ele perdeu alguns lances para Rafael Hettsheimer, tendo falhas claras de posicionamento.

Na segunda etapa, o Flamengo cozinhou o adversário, continuava chutando muitas bolas de três, mantendo uma liderança folgada. Houve uma reação no quarto período, mas não foi suficiente. Bial se quiser seguir bem no nacional, precisa acertar a defesa urgentemente, pois os erros primários que ocorreram podem punir o time em eventuais playoffs. Mesmo que em alguns pontos do jogo a diferença tenha sido de duas posses de bola, haviam erros crassos de postura.

Quanto ao Flamengo, de Conti precisa novamente alertar o seu time quanto ao desleixo com os momentos finais. O time é arrogante e despreocupado com o adversário em muitos trechos do jogo e isso é péssimo, pois mesmo que possa ser superior aos rivais, o nível do NBB não é baixo, os jogadores são esforçados e atléticos, em dias de falta de inspiração semelhante, o time de Gustavinho perdeu, como foi contra Corinthians e São Paulo. O próximo compromisso do Fla Basquete é quinta-feira 28 de Janeiro, no Maracanãzinho, contra a Unifacisa.