Foto: Alexandre Vidal

Os primeiros 25 minutos de jogo hoje começaram a mostrar um pouco do trabalho de Dome e, além disso, que BH e Gabigol ainda estão se recuperando fisicamente. Gostei bastante das alternativas que Pedro Rocha trouxe e que, inevitavelmente BH será esse cara da ponta esquerda jogando com Dome.

Porém algumas dúvidas ainda existem:

1) Como será a recomposição no lado direito? Gabigol hoje muitas vezes não retornou e sobrecarregou demais Matheuzinho. Em alguns momentos o time se recompos em duas linhas de 4 (BH e Gabigol sobrando) e Arão fechando o lado direito. Pode ser que seja uma alternativa, mas demanda tempo pra que isso comece a ocorrer naturalmente.

2) Quem será esse “9” no 4-1-4-1 de Dome? Pode ser o Arrascaeta esse cara, depois de ser preservado hoje. Jogando como um falso 9, e caindo mais para a direita, pode criar bastante, mas precisará bastante de infiltrações de BH e, eventualmente, Gabriel Barbosa.

3) Como Isla funcionará nessa engrenagem? Devido principalmente a falta de ponta do lado direito, ele vai ser defensivo e ser um lateral mais marcador e costruindo a saída.

4) Gerson conseguirá ser esse “box-to-box” no lugar do Diego? Precisará de treinamento e adaptar um pouco sua movimentação rotineira mais centralizada e trabalhar mais em conectar BH

É claro que ainda muitas falhas ficaram claras hoje, como a falta de profundidade no momento ofensivo (Thiago Maia entrou bem e pode ser uma boa opção), uma linha defensiva que ainda precisa se adaptar a nova forma de jogo e uma dinâmica melhor dos meias no campo

Entretanto, hoje foi o primeiro jogo que Dome conseguiu já trazer as ideias de seu jogo no campo e com essa semana de treinos, talvez veremos um Fla mais preparado para o restante da temporada.