Foto: Reprodução

Através do programa “Mesa Redonda”, da TV Gazeta, o ex-volante Vampeta comentou de forma muito irresponsável sobre o caso de racismo sofrido por Gerson, na partida de ontem (20/12), contra o Bahia:

– “Mas eu não vi para tanta coisa (sobre o Gerson). Eu jogo bola ali na Vila Maria, lá tem de tudo… Coreano, boliviano, chinês… “Ô coreano, toca a bola”, “ô boliviano, toca a bola”, “ô chinês, toca a bola”… E aí? Se todo mundo for para a televisão por essas causas.”

O ex-atleta ainda fez um paralelo com o incidente de racismo que ocorreu na partida entre PSG x Istabum Başakşehir, pela Liga dos Campeões da Europa, onde o jogo foi suspenso após o integrante da comissão técnica turca Pierre Webó ter sofrido injúria racial

– O mundo parou naquele lance do Neymar e não deu nada. Agora teve um lance de novo com o Paris Saint-Germain contra um time turco, mas os dois já se entenderam. O futebol está muito mimimi…

Para este que escreve, a posição de Vampeta é totalmente infeliz e só retrata o quão impregnado o racismo estrutural ainda permeia a sociedade como um todo. Um atleta negro minimizar os fatos é triste e revoltante. É preciso que seja responsabilizado pelo discurso fora da realidade atual.