Alexandre Vidal/CRF

Na última temporada, com o Diego Alves sofrendo com bastantes problemas físicos, não conseguindo manter uma sequência de jogos; Hugo Souza ganhou oportunidades no time profissional e conquistou o Campeonato Brasileiro sendo titular em diversas partidas.

Hugo Souza teve sua primeira oportunidade na partida contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Nesse duelo, o jovem teve atuação de gala e deixou o gramado com o prêmio de melhor em campo. Após essa boa exibição, o goleiro teve uma boa sequência na meta rubro-negra, fazendo belas partidas. Porém, mesmo com o bom desempenho, o arqueiro deixa a desejar em um aspecto: O jogo com os pés.

Em entrevista para o jornalista Mauro Cézar, Rogério Ceni comentou sobre o desempenho do jovem com os pés.

”Olha, é um goleiro jovem, não tem 30 jogos no time profissional. Tem tamanho, envergadura, mas é preciso melhorar seu trabalho com os pés. É algo que precisa ser treinado com o treinos, especialmente com o treinador de goleiros. Mas isso é algo que também precisa ser algo da personalidade dele e eu não posso dar uma atenção especial a ele.” Disse o treinador.

Além disso, Rogério ainda reiterou que no atual futebol, a habilidade com os pés dos goleiros será sempre exigida.

“O goleiro é muito mais do que defender uma bola. Se o goleiro é acionado 50 vezes no jogo, 40 vezes são com os pés. 80% das ações do goleiro são com os pés” Completou o técnico.

Recentemente, os goleiros estão trabalhando cada vez mais esse fundamento e Hugo Souza falhou em alguns momentos. Curiosamente, os maiores erros foram contra o mesmo adversário: O São Paulo, o arqueiro falhou duas vezes contra o tricolor paulista. A primeira vez ocorreu em partida válida pelo jogo de ida da Copa do Brasil, quando o jogador perdeu a bola para o atacante Brenner na entrada da pequena área e, assim, cedeu o gol para o adversário. Já na segunda oportunidade, o atleta falhou na saída de bola em confronto válido pela 38ª rodada do Brasileirão. Mesmo com o erro do jovem, o rubro-negro sagrou-se campeão brasileiro

Vale ressaltar, que Hugo pode deixar o Flamengo, já que recentemente, o clube holandês, Ajax, acenou com interesse no jogador.