A  temporada está perto do fim e a zaga do mais querido continua um fardo. Desde a passagem do técnico Domènec Torrent, e a chegada de Rogério Ceni, o sistema defensivo do Flamengo está uma “bagunça”. O que comprova isso é a irregularidade das duplas que vem sendo titular.

O que pesou recentemente foi a escalação de Rogério Ceni no último domingo, na qual ele abriu mão da dupla que havia engrenado uma sequência de quatro jogos, formada por Rodrigo Caio e Natan, para escalar Gustavo Henrique, um zagueiro que tem sido bastante irregular e muito criticado pela torcida.

A atuação do camisa 2 do Flamengo não foi das melhores. Logo nos primeiros minutos de jogo cometeu uma falta dura, o que resultou no cartão amarelo. No intervalo do jogo, quando o Flamengo já estava perdendo de 0x1, o mesmo saiu para entrada de Diego Ribas. Fazendo com que o volante Willian Arão, fosse improvisado na zaga pelo segundo jogo consecutivo.

O Mais Querido fez um alto investimento na zaga no início de 2020, contratando do Santos o zagueiro Gustavo Henrique, que foi um dos responsáveis pela ótima campanha do time no Brasileirão, treinado até então pelo argentino, Jorge Sampaoli; e o zagueiro Léo Pereira que havia sendo um dos destaques do Athletico Paranaense, nos recentes títulos da Copa Sul-Americana (2018), e da Copa do Brasil (2019).

O zagueiro Léo Pereira, recuperado recentemente de uma entorse no tornozelo direito, não tem tido constante atuação no rubro-negro. O camisa 4, que iniciou o comando do treinador Rogério Ceni como titular, ficou no banco nos seis últimos jogos em que foi relacionado. E não atua desde o jogo de ida contra o Racing, pelas oitavas de final da Libertadores, no dia 24 de novembro.

-OUTRAS OPÇÕES NA ZAGA DO MAIS QUERIDO

Além de Rodrigo Caio, Natan, Léo Pereira, Gustavo Henrique. Ceni tem mais dois “crias da base”: Thuler e Noga. Gabriel Noga ainda não foi utilizado por Ceni. Já o Thuler chegou a atuar em três jogos, mas perdeu espaço depois da expulsão no jogo de ida da Libertadores.

Com essas opções, e a alta pressão no treinador, o Flamengo tem dupla de zaga indefinida para o duelo contra o Goiás, nesta segunda-feira (18), em Goiânia, válido pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro.

foto: Alexandre Vidal/CRF

A equipe rubro-negra está em quarto lugar, com 49 pontos, a sete do líder São Paulo. E a equipe tem uma das piores zagas do campeonato, já foram sofridos 39 gols, o mesmo número de gols sofrido pelo lanterna, Coritiba.