Imagem: Twitter TimeFlamengo

Em partida válida pelas semifinais do NBB, o Flamengo de Gustavo de Conti teve desempenho bastante satisfatório contra o Clube Athletico Paulistano, tradicional rival do rubro-negro carioca. O jogo disputado na noite desse último dia 10 no Maracanãzinho é o primeiro na melhor de três e foi bem equilibrado, como é típico entre partidas dos dois times, embora o placar final não traduza isso.

O Flamengo entrou em quadra com dois ex-atletas do CAP, Yago Matheus o armador, e o ala e homem de confiança do técnico Jonathan Luz. Além deles, também foram titulares Olivinha, Marquinhos e Rafa Mineiro. No primeiro período o Flamengo abriu uma boa vantagem no placar, mas próximo do fim, o Paulistano chegou a encostar, não deixando que a diferença fosse maior que dois dígitos, ainda que esse quarto tenha acabado 25 a 15 para o time da casa.

Yago comeu a bola, fez 17 pontos ainda no primeiro tempo, mas ainda assim o Paulistano encostava bem no placar. Destaque do adversário foi Felipe Ruivo, que ao lado de Deryk, participiu da maior parte das ações ofensivas do alvi-rubro. Essa aliás foi uma boa escolha do time paulista, Deryk era reserva de Balbi no Flamengo, com a vinda de Yago para o rubro-negro, o recém chegado Ruivo ganharia espaço naturalmente no CAP, mas ainda assim precisaria ter experiência. Como Deryk sobrava no Flamengo, voltar para a equipe do Paulistano favoreceria Felipe, que poderia ficar no banco enquanto o armador experiente jogasse.

Essa foi uma disputa de defesas bem postadas, como era esperado, já que CAP e Fla são as duas melhores nesse quesito dentro do torneio. Mas a rotação pensada por Gustavinho fez diferença no terceiro período, onde a distancia do placar voltou a ter mais de dois dígitos. Hettsheimer, Léo Demétrio e Luke Martinez vieram bem, e é fato que esse time não possui só cinco titulares, os que entram estão lá por mera formalidade.

O Paulistano foi valente, não desistiu jamais, manteve o jogo pegado, sobretudo quando Yago descansava, mas não resistiu a força do Fla. De Conti ainda conseguiu colocar os garotos Rachel (que fez até uma cesta de três nos minutos finais), Camargo, Ruan e Maciel.

Os destaque do Flamengo foram Yago (poupado no quarto período), com 22 pontos e 9 assistências, Marquinhos com 12, Olivinha com duplo duplo fazendo 11 pontos e 14 rebotes, Rafa e Hett com 11 pontos cada.

O jogo terminou com placar elástico, 92 a 69. Fla e CAP voltam a quadra quarta, dia 12, as 20:45 mais uma vez no Maracanãzinho.

Vamos Flamengo!

Twitter: filipereiral