Fora de combate há dois meses, Rodrigo Caio é aguardado com ansiedade pela torcida para ajudar a resolver os problemas da zaga e foi relacionado para o duelo contra o Racing pelas oitavas da Libertadores. Isso porque o zagueiro treinou normalmente com o grupo e tem grandes chances de fazer dupla de zaga com Léo Pereira, defensor que foi muito observado por Ceni essa semana, fazendo trabalhos específicos de saída de bola.

Rodrigo Caio e Léo Pereira formam a zaga que mais foi utilizada nesta temporada. Ao todo, a dupla entrou em campo 13 vezes. Caio não joga pelo Flamengo desde o dia 22 de setembro. Ele foi para a seleção brasileira e atuou na vitória sobre o Peru, pelas eliminatórias, no dia 13 de outubro. Além de ser o ”xerife” da zaga, o camisa 3 é o melhor zagueiro tecnicamente da equipe.

Em 2020, Rodrigo Caio entrou em campo com o Manto Sagrado em 20 oportunidades: 13 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Vale destacar que na partida derrota para o Atlético Goianiense por 3 a 0, o camisa 3 atuou como lateral direito. Com isso, o Flamengo possui um aproveitamento de 75,4% nos jogos em que Rodrigo Caio atuou na sua posição de ofício, como zagueiro. Sem o jogador em campo, o aproveitamento do Rubro-Negro reduz para 67,6%: 34 jogos (21 vitórias, seis empates e sete derrotas).