Foto: Paula Reis / Flamengo

O Flamengo segue vivo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, e tem uma decisão pela frente, diante do Internacional, domingo (21), às 16h00, no Maracanã. Porém, a próxima temporada já vem sendo planejada e causa preocupação na cabeça dos flamenguistas.

Com o calendário apertado, por conta da paralisação forçada pela Covid-19, o início do Campeonato Estadual será praticamente junto ao fim do Brasileirão. Com isso, muitas equipes já pensam em poupar seus principais jogadores, devido ao alto desgaste. Sendo assim, mandariam a campo times alternativos, formados por jogadores não utilizados e atletas vindo das categorias de base. Porém, um artigo do regulamento imposto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, pode atrapalhar esse planejamento.

O ‘artigo 41’ determina que após a 4ª rodada, os clubes que utilizarem times alternativos, poderão ser multados. Essa cláusula foi feita para evitar o número de confrontos sem os times principais, para não influenciar negativamente na competição. Com isso, o torneio regional não seria desvalorizado, já que na última edição,  o único das principais quatro forças do estado, a utilizar a equipe titular durante todo o campeonato, foi o Fluminense. Flamengo, Vasco e Botafogo utilizaram o sub-23 em parte da Taça Guanabara.

O campeonato está marcado para começar entre os dias 6 e 7 de março, menos de um mês após o fim do Campeonato Brasileiro, o Flamengo ainda não sabe seu primeiro adversário. Vale ressaltar, que o rubro-negro é o atual bi-campeão da competição e irá em busca de sexto tri-campeonato.