Foto: CBF

Após confirmar a conquista do oitavo Campeonato brasileiro de sua história, o Flamengo garantiu vaga para a Supercopa do Brasil, que terá novamente o estádio Mané Garrincha, em Brasília, como provável palco. A partida valendo troféu é disputada entre o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil. A grande polêmica envolvendo o ‘super confronto’, porém, tem relação com o campeonato Carioca. Flamengo e Vasco se enfrentaram, no Rio, um dia antes da final, provavelmente em Brasília.

Sem intervalo para descanso entre as partidas, o Flamengo terá que levar a campo, dia 10 de abril, contra o cruzmaltino, um time alternativo. Pois, neste mesmo dia, o Mais Querido deve embarcar rumo à capital do Brasil para tentar a conquista de mais um caneco. Existe a expectativa de um pedido de adiamento, tendo em vista a disponibilidade de datas do Carioca. O Rubro-negro carioca não jogará na quarta-feira anterior (07/04), nem na quarta-feira posterior (14/04) à partida contra o campeão do Copa do Brasil. Sendo assim, há otimismo em relação à resposta de um possível pedido de adiamento do clássico carioca.

O Flamengo, atual bicampeão brasileiro, ainda não sabe quem irá enfrentar no confronto válido pela Supercopa do Brasil. Palmeiras e Grêmio irão duelar em busca do título da Copa do Brasil. A partida de ida será domingo (28/02), às 16h, na Arena do Grêmio. Já o jogo de volta somente em março, no dia 7, às 18h, no Allianz Parque.

Ao contrário do que alguns torcedores pensam, a Supercopa não começou a ser disputada em 2019. Em 1990, o grêmio, campeão da Copa do Brasil de 89, venceu o Vasco, campeão brasileiro daquele ano, e ficou o título. O campeão foi decidido em 2 jogos que valiam pela Copa Libertadores, mas fora aproveitado pela Supercopa em função da falta de datas. No ano seguinte, o Corinthians, campeão brasileiro, em jogo único, superou o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, e levou o troféu da competição, que seria retomada somente em 2019.

Agora com a promessa de que não será mais interrompida, o Flamengo, campeão brasileiro de 2019, superou o Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil do ano, em jogo único, pelo placar de 3 a 0 e garantiu o título da competição no ano de sua retomada. Os gols foram assinalados pelo trio Gabigol, Bruno Henrique e Giorgian Arrascaeta.