Foto: Flamengo
Está chegando a hora de o FlaBasquete lutar pelo octacampeonato do Novo Basquete Brasil (NBB). O título será decidido contra Franca, em série melhor de cinco que começa neste sábado (28), às 14h. A primeira partida será no ginásio Pedrocão, no interior de São Paulo. Depois, o Orgulho da Nação volta para dois jogos no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, nos dias 2 e 4 de junho. Se necessário, as partidas 4 e 5 serão nos dias 9 e 11 de junho, novamente no Pedrocão.
“Nosso foco principal vai ser na defesa, contra Franca, que é um time muito ofensivo. Tivemos uma semana muito produtiva de preparação e espero que nosso time possa chegar inteiro. Estamos preparados para essa final e vamos fazer um grande trabalho pensando jogo a jogo. Vamos para esse primeiro desafio com força total, para tentarmos sair com uma vitória e, quem sabe, reverter esse mando de quadra”, declarou o ala-pivô Rafael Mineiro, tricampeão do NBB defendendo o Manto Sagrado, eleito Melhor Defensor do campeonato na última temporada e indicado aos prêmios de Melhor Pivô e Melhor Defensor nesta edição da competição.
FlaBasquete vence mais uma – Foto: Flamengo
Trajetória rubro-negra
Os comandados de Gustavo De Conti chegam às finais com a confiança de duas séries vencidas por 3-0. Nas quartas, enfrentando o Paulistano; na semi, o Minas. Na etapa de pontos corridos, o FlaBasquete teve o segundo melhor ataque, com média de 88,7 pontos por jogo, e foi o líder entre as equipes mais assistentes (20,1 assistências por jogo), mais reboteiras (42,3 rebotes por jogo) e mais efetivas na bola de três (13,3 cestas do perímetro por jogo). Nos playoffs, o sistema defensivo Rubro-Negro  sofreu apenas 69,8 pontos em média, sendo a melhor defesa do mata-mata.
Vale a pena ver de novo
Esta final será a reedição da decisão do NBB da temporada de 2018/19, quando o Mais Querido foi hexacampeão, fora de casa, vencendo uma série eletrizante por 3-2. Naquela ocasião, as equipes também haviam terminado a fase classificatória em primeiro (Franca) e segundo lugar (Flamengo). Nosso Deus da Raça Olivinha, que segue no time da Gávea, foi MVP das finais. Além do capitão, Franco Balbi e Mineiro também continuam na equipe. Jhonatan Luz, que na época defendeu o Flamengo, hoje veste a camisa do adversário.
Última conquista
O heptacampeonato foi conquistado em 2021, sobre o São Paulo, no Maracanãzinho, com um 3-0 na série melhor de cinco: 96×93, 82×81 e 93×85. Na temporada anterior, 2019/20, a competição foi encerrada precocemente devido à pandemia, mas o Rubro-Negro liderava a fase classificatória.