Foto: Alexandre Vidal / CRF

A rede Globo dominou por anos e mais anos a transmissão do campeonato carioca. Para alguns era irrelevante, para outros, esse monopólio era incômodo. No entanto, a temporada de 2021 começou e trouxe consigo um novo campeonato carioca, sem a globo nas transmissões.

A responsável pelo queda da rede Globo foi a TV Record, que adquiriu os direitos televisivos do Estadual em TV aberta. No entanto, o que para muitos seria uma grande mudança a favor do torcedor, está afetando diretamente a arrecadação dos clubes. Desta forma, há a proliferação de transmissões piratas dos jogos, já que o público tem procurado outras formas de transmissão.

O Flamengo tem sofrido as maiores consequências financeiras dessa leva de transmissões ilegais de seus jogos, visto que, no clássico com o Fluminense, para se ter uma noção, cerca de 345 links ilegais foram derrubados. Soma-se a isso, 1.045 exibições no Facebook e Instagram, e outras 435 no YouTube foram excluídas.

Entenda o caso:

Quando a transmissão do Cariocão era vendida em totalidade para terceiros, no caso a Rede Globo, o clube recebia uma verba antecipada, ou seja, tendo link pirata ou não por aí, não faria diferença, mas com esse novo modelo, onde o pay per view acaba sendo fatiado, quanto mais o torcedor vai até o link pirata, menos o clube arrecada.

Como não há arrecadação de bilheteria, os planos sócios-torcedores tiveram queda de receita, além do novo modelo de negócio da TV, os clubes grandes do Rio, como o Flamengo, passaram a depender ainda mais do torcedor que não se rende à pirataria.

Em entrevista cedida ao jornal EXTRA, Bruno Maia, especialista em inovação e negócios na indústria do esporte e entretenimento, falou sobre o assunto:

 “Hoje, o consumidor precisa de diversas plataformas para acompanhar seu time. Todas relativamente caras. Em um contexto como esse, a resposta dele é simples: não pagar nenhuma. O que está acontecendo com o Carioca já acontecia com a Libertadores, com a Sul-Americana no ano passado. O fato de ser uma “TV do clube” não muda drasticamente o engajamento da maioria dos torcedores. Se o ecossistema é ruim, não importa o player. O consumidor vai olhar o bolso dele antes.”

Com transmissão oficial da Record e PPV do carioca, o Flamengo entra em campo na noite desta Quarta, contra o Bangu, às 21h, em Volta Redonda. O urubu interativo faz o pré-jogo ao vivo à partir das 19H30 em seu canal do Youtube.

Comentários do Facebook