Paulo Sousa
Reprodução

O Flamengo enfim acertou com um técnico para a temporada 2022. Trata-se do Português Paulo Sousa, que estava na seleção da Polônia. Nesse sentido, o treinador, que tem contrato de duas temporadas com o rubro-negro, foi oficializado na tarde desta Quarta. Contudo, o novo comandante rubro-negro, não virá sozinho e traz mais seis nomes em sua comissão técnica.

A princípio, a comissão que chega junto ao novo treinador, tem dois preparadores físicos, dois auxiliares, um analista de desempenho e um preparador de goleiros.

Segue os nomes:

Antônio Gomez (Preparador físico)

O espanhol, de 45 anos, tem passagens por Liverpool, Sunderland e Barcelona, onde trabalhou diretamente com jogadores como Messi, Suárez, Neymar, Rafinha e Iniesta, ajudando a vencer o campeonato espanhol duas vezes. 

Manuel Cordeiro (Treinador adjunto)

O português, de 38 anos, é quem trabalha há mais tempo com Paulo Sousa. Entretanto, desde o Videoton (atual Fehérvár), da Hungria (2012). É o responsável pelo planejamento estratégico junto ao treinador, além de participar da sugestão de ideias estratégicas em função de cada adversário. Faz o último filtro com o departamento de análise e planeja os treinos com o comandante e o também auxiliar Victor Sanchez.

Victor Sanches (Auxiliar adjunto)

Aos 40 anos, o espanhol trabalha com Paulo Sousa desde o Maccabi Tel Aviv, de Israel. Atuou na academia do Barcelona por alguns anos e, com isso, aprendeu muito sobre o modelo de jogo que fez tanto sucesso no clube. Participa dos planejamentos do treino juntamente com o treinador português e o auxiliar técnico Manuel Cordeiro.

Cosimo Cappagli (analista de desempenho)

Trabalha com Paulo Sousa desde a Fiorentina, da Itália (2015). Contudo, é o responsável por fazer a ‘ligação’ entre o departamento de análise e todo o staff, além de preparar os vídeos sobre cada um dos adversários.

Lluis Sala (Preparador físico)

Trabalha com Paulo Sousa desde desde o Girondins de Bordeaux (2019). Nesse sentido, é especialista no treino individual de força, além de ser o preparador físico mais presente no desenvolvimento e aplicação dos treinos individuais, em conjunto com Antônio Gomez. Atua na última fase de integração dos jogadores após lesão.

Paulo Grilo (Preparador de goleiros)

Trabalha com Paulo Sousa desde o Girondins de Bordeaux (2019) e tem experiência com diferentes culturas. Nesse sentido, tem atuado na preparação de goleiros como Costil, da Seleção Francesa, além de Szczęsny, titular da Juventus.

Agora, já oficializado, Paulo Sousa deve se apresentar no Rio no começo de Janeiro, afim de dar início a temporada 2022. Nesse sentido, o primeiro compromisso do clube é o Campeonato Estadual, já em Janeiro.

Twitter: @diego_alarconf