O nome definido pelo Rubro Negro para substituir Jorge Jesus é Domènec Torrent, de 58 anos, auxiliar de Guardiola por 11 anos, mas o que o catalão, que deve assinar com a equipe rubro-negra até o fim de 2021, tem a oferecer como técnico? Quem conta é o atacante brasileiro Héber, treinado por ele no New York City FC.

Brasileiro Héber foi artilheiro do New York FC na MLS de 2019 com Dome Torrent, com 15 gols em 23 jogos — Foto: Divulgação/New York City FC

“Ele sempre falava: a bola é que tem que chegar para você”, disse o jogador.

 O torcedor do Flamengo, vá se acostumando a chamar seu novo treinador de Dome Torrent. Ou só Dome. Nascido em Santa Coloma de Farners, pequena cidade catalã, ele chegou a ser jogador, no entanto foi meia por pequenas equipes na região de Girona, mas logo se formou como treinador e, depois de trabalhar em times das divisões inferiores, conheceu Guardiola em 2007.

A trajetória de Dome como técnico profissional tem um ano e meio. Ele deixou o NYCFC após a temporada de 2019, depois de levá-lo à sua melhor campanha na Major League Soccer (MLS), na semifinal da Conferência Leste. Com um jogo posicional e de muita posse de bola.

“Eu tocava na bola no primeiro tempo cinco, seis vezes, mas eram três chances de gols. Ajudava muito a equipe”, relembra Héber.

 Héber explicou como era no New York City FC: primeiro ganha-se o espaço. Depois vem a transição com a bola. E assim ele viu um time muito agressivo.

 A gente fazia muitos gols, cada um na sua posição, a bola chegava, tinha a transição. Na última parte do campo, ele tinha uma frase para mim: “Na última parte do campo, você é o chefe”. O trabalho dele era levar a gente da defesa até o ataque, e lá deixava a gente mais livre” – analisa o brasileiro.

 Assim, o New York City de Dome Torrent foi o segundo melhor ataque da temporada regular da MLS de 2019, com 63 gols em 34 jogos. Ficou atrás do LAFC, que fez 85, e terminou como o terceiro com mais finalizações ao gol, com 197, uma média de quase seis por partida – LAFC (234) e San Jose Earthquakes (203) estiveram à frente.

 Dirigentes do Flamengo viajam ainda hoje para Girona, na Espanha para oficializar o acordo e anunciar o novo treinador Rubro Negro.