Alexandre Vidal/Flamengo

30 de agosto de 2020. O torcedor pode se perguntar, que data é essa, pois poderia ser uma comemoração, aniversário de algum jogador, data histórica do clube. Na realidade, o dia 30 de Agosto, abriu o caminho para uma época conturbada do Flamengo. Nesse dia, o Fla venceu por 1 a 0 o Santos, na Vila Belmiro e também foi a última vez em que o Rubro-Negro teve todo o seu elenco a disposição para uma partida.

Juntando o surto de Covid-19, lesões e convocações, o rubro-negro completa 90 dias sem ter o time inteiro disponível. 25 jogos foram disputados de lá pra cá e pelo menos, e o Fla tem pelo menos um desflque por partida.

Naquele dia contra o Santos, o Rubro-Negro tinha força máxima. Vale lembrar que Everton Ribeiro estava no banco por opção técnica e Isla estrearia pelo Fla no segundo tempo. A equipe que o ex-treinador Dome mandou para o campo foi:

Diego Alves, Renê, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís, Thiago Maia, Gerson, Michael, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Recém-chegado ao Flamengo, Isla foi colocado no segundo tempo.

Ao término dessa partida pra cá, o drama médico do Fla começou quando Diego Alves sofreu uma lesão no ombro durante a partida, o que levou o arqueiro a voltar ao gramados somente no dia 11 de novembro. Logo após em setembro, um surto de Covid-19 atingiu a delegação durante as duas partidas que o time fez no Equador, pela fase de grupo da libertadores, sendo assim, o  Rubro-Negro ficando sem poder contar com mais de 20 jogadores para as partidas seguintes.

Com toda essa situação pra lá de atípica, o Flamengo precisou recorrer às categorias de base para poder entrar em campo em alguns jogos e, com isso, acabou revelando grandes talentos como o zagueiro Natan e o goleiro Hugo Souza, que permaneceram integrados ao profissional. Contudo, o Rubro-Negro ainda encarou mais uma vez o fantasma das lesões, quando chegou a ter diversos jogadores no Departamento Médico, além das convocações de atletas para suas respectivas seleções.

Às vésperas da partida contra o Racing, o rubro-negro segue com o elenco remendado à disposição. Thiago Maia sofreu uma lesão grave no joelho e está fora o restante da temporada, fora isso o Rubro-Negro tem cinco preocupações: Rodrigo Caio, Isla, Diego Ribas, Pedro e Gabigol. Das 25 partidas citadas acima, o zagueiro não entra em campo há 19. O lateral Isla e o camisa 21 Pedro, voltaram lesionados de suas respectivas seleções. Além disso, Ribas está com fadiga muscular e o artilheiro Gabigol apresentou desequilíbrio na musculatura.

Flamengo e Racing se enfrentam na terça, pela partida de volta das oitavas de final da Taça Libertadores da América. O SBT transmite a partida e o Urubu interativo faz o pré-jogo, ao vivo no canal urubu interativo, no youtube.