Apesar de estar vivo em três competições, o Flamengo tenta contra o Athletico-PR encerrar maior sequências sem vitórias em 2021. São três jogos sem uma vitória do rubro-negro, que igualou pior série de triunfos na temporada. Dessa forma, Renato Gaúcho começou a ser questionado pela torcida, não só pela falta de vitória, mas também pelo mal desempenho do rubro-negro.
Desde a vitória por 3 a 1 sobre o Juventude na 26ª rodada do Brasileirão, o Fla teve uma sequência negativa. Foram dois empates contra Cuiabá e Athletico-PR, por 0 a 0 e 2 a 2, respectivamente. Além disso, sofreu um importante revés no clássico diante do Fluminense, pelo placar de 3 a 1, no último sábado, no Maracanã.
Nesse sentido, em meio a desfalques por lesões e convocações perto de jogos importantes, Renato Gaúcho igualou a marca de Rogério Ceni. Na época em que o atual técnico do São Paulo comandava o Mais Querido, o treinador passou três partidas sem vitória, contra o Unión La Calera, Fluminense e LDU. Todas terminaram empatadas, pelos placares de 2 a 2, 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente.
Portanto, em busca de quebrar a sequência negativa, o Flamengo decide contra o Athletico-PR a classificação para a final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (27), às 21h30 (horário de Brasília). Nesse ínterim, o jogo diante dos paranaenses tem dois retornos importantes no Maracanã: Gabigol e Bruno Henrique. Vale destacar que no confronto de ida, terminou 2 a 2, na Arena da Baixada, na partida em que Gabi saiu lesionado. Por outro lado, o Atlético-MG e Fortaleza entram em campo no mesmo horário, no Castelão.