Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo enfrentou na noite desta terça-feira (27) o Unión La Calera, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Libertadores 2021. Mesmo atuando no Maracanã e enfrentando em tese o pior adversário do grupo, o Mengão conseguiu se impor nos primeiros 30 minutos de jogo. Um time lento, com Isla preso pelo lado direito e parando no sistema defensivo do time chileno.

Contudo, tem quem Arrascaeta pode mudar o panorama de qualquer jogo. Aos 31 minutos da primeira etapa, o meia uruguaio acionou Gerson e recebeu de volta belo passe para servir Gabi livre na pequena área. O príncipe da Gávea só teve o trabalho de completar para o gol, 1×0. Três minutos depois, Everton Ribeiro rouba bola no campo defensivo e aciona rápido contra-ataque. Bruno Henrique partiu em arrancada e serviu Arrasca, que dominou na grande aréa e chapou de direita para ampliar o placar, 2×0. O primeiro tempo terminou com a sensação de que o Flamengo não fez uma boa partida, porém a diferença técnica entre as equipes fez a diferença.

O La Calera voltou para a segunda etapa com as entradas de Sáez e Valdivia e com uma postura diferente, buscando ter a bola e incomodar o Mengão. Após um período onde chegou a ter mais de 70% de posse de bola, o time chileno chegou ao seu gol. Aos 12 minutos da segundo tempo o lateral Ramírez deu passe em profundidade na linha defensiva rubro-negra e encontrou Saéz livre da grande area. O atacante finalizou com o peito do pé e descontou para o La Calera, 2×1.

O jogo ficou um pouco perigoso, dado a vantagem mínima e a postura mais ofensiva do La Calera, porém o Flamengo conseguiu se aproveitar dos erros da defesa chilena. Em roubada de bola de Diego, Bruno Henrique recebeu próximo a meia-lua e serviu Gabi na grande aréa. O atacante não titubeou e de perna direita, 3×1.

O Flamengo fez mudança no setor ofensivo com Pedro e Vitinho e os dois foram os autores do quarto gol. Em contra-ataque, Vitinho arrancou pela direita e encontrou Pedro livre na meia lua. O centro-avante driblou dois adversários com extrema facilidade e tocou de cavadinha na saída do gol. Um Golaço que decretou a segunda vitória rubro-negra na competição, 4×1.

Apesar da vitória elástica, o Mengão não fez uma boa partida e demonstrou mais uma vez erros defensivos e ofensivos dos jogos anteriores. Ceni precisa fazer a equipe evoluir, porém obviamente é muito melhor que essa evolução aconteça com vitórias.

Com o resultado, o Flamengo mantém a liderança do Grupo G com 6 pontos. O próximo compromisso do Mais Querido na maior competição de clubes da América será na próxima terça-feira (08), contra a LDU, no Equador.

SRN

Twitter: ds_fortunato