Foto: Kin Saito / CBF

Com o calendário apertado em 2021, os clubes terão que preparar seus elencos para uma maratona de jogos. Principalmente as equipes que disputam as três principais competições do futebol brasileiro: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

Além da questão física, os clubes tendem a perder jogadores por mais um motivo: Convocação de seleções nacionais. Com a América do Sul apresentando um cenário preocupante em relação à pandemia, muitos clubes europeus não se sentiram confortáveis em mandar seus jogadores para o continente. Sendo assim, os jogos das eliminatórias que estavam marcados para o mês de Março, foram adiados.

Com o adiamento dos jogos iniciais das eliminatórias, a remarcação dos confrontos irá ocorrer em datas coincidentes com as disputas decisivas das principais competições do futebol brasileiro. Além da fase eliminatória para a Copa do Mundo, ainda tem a disputa da Copa América. Em um relatório feito pela barbaridade TV, foi constatado que esses torneios internacionais irão desfalcar os times em seguintes jogos: 19 rodadas do Brasileirão, 3ª fase da Copa do Brasil (ida e volta), quartas da Copa do Brasil (volta), Semi da Copa do Brasil (ida)

Com essa série de partidas, o Flamengo pode ser um dos clubes mais afetados, já que tem em seu elenco diversos jogadores que estão no radar de sua seleções, como: Gabigol, Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro e Gérson. O último citado ainda não marcou presença nas listas de Tite, porém, é sempre lembrado pela imprensa brasileira. Além dos brasileiros, o uruguaio Arrascaeta e o Chileno Mauricio Isla, são constantemente convocados para seus países.