O início do jogo do Flamengo pela ultima rodada do NBB foi cheio de altos e baixos. Ainda com alguns desfalques, e poupando alguns dos atletas, o inicio da partida foi insosso, o rubro-negro perdeu o primeiro quarto, em uma  surpresa do time do Rio Grande do Sul que até então, só venceu uma partida.

No segundo período o Fla Basquete virou sem tantas dificuldades, entre outros fatores por conta dos reservas, que fizeram bem a rotação do time e foram mantendo uma diferença pequena mas sem grandes desconfortos. Ao menos os primeiros vinte minutos não foram exatamente fáceis, o Flamengo suou, o Caxias do Sul apesar de retornar só esse ano ao NBB, tem feito jogos duros contra times ofensivos, resistindo bem aos times mais potentes.

Pedro Mendonça liderou o time gaúcho em uma virada bastante incômoda para Gustavo de Conti e seus comandados. Dava para ouvir suas reclamações nos períodos corridos do jogo, além é claro das pausas e pedidos de tempo. O treinador assumiu que seu time foi muito aquém do esperado.

O armador Franco Balbi esteve muito mau fez apenas três pontos na partida ainda assim só no último período. Coube mais uma vez a Yago Matheus manter o time vivo na maior parte do ultimo e melancólico período. O armador de 1,78m de altura foi o destaque positivo, com 24 pontos e 9 assistências. Já o Caxias do Sul se se complicava com o cronometro durante todo o jogo. A escolha  tática de valorizar a posse até o 24º segundo atrapalhou os planos de de Conti, mas também causou muito mau ao time em alguns momentos.

O Flamengo venceu, mas sem grandes convencimentos, Gustavinho terá muito trabalho nessa pausa de jogos, só retornará a quadra no dia 28 de Dezembro, contra o Mogi das Cruzes no Morumbi.

– texto de autoria de Filipe Pereira