Foto: @getty/Daniel Apuy

O Flamengo acaba de ser campeão da Copa Libertadores da América, batendo de virada o River Plate por 2×1 e conquistando pela segunda vez a América, mas gostaria de falar sobre o que pra mim foi o símbolo dessa conquista e muito provavelmente do Campeonato Brasileiro desse ano, o professor Jorge Jesus, ou como carinhosamente é chamado, o Mister.

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus ou apenas Jorge Jesus, chegou ao Rubro negro, durante a disputa da copa América cheio de dúvidas e desconfianças por parte da torcida, afinal era um Português desconhecido se aventurando em terras Brasileiras e desembarcando no maior time do país, que vinha de uma excelência adminstrativa, um time pra lá de competitivo, mas que os resultados não chegavam no campo, fora isso o mister teve no início um grande desafio que era a Copa do Brasil, contra o Atlético Paranaense, onde não venceu, mas creio que essa derrota tenho sido ao invés de uma decepção, um ponto de partida para o que vinha pela frente.

Muitos por aí falam que Jorge Jesus tem pouco ou até nenhum mérito nesse Flamengo, pois com esse time qualquer um venceria, o que discordo completamente, até porque, seu trabalho junto ao grupo, sua metodologia atualizada do futebol, conversa com jogadores, trabalho em equipe, onde uniu um elenco já muito competitivo aos 4 reforços que recebeu ( Filipe Luis, Gerson, Pablo Marí e Rafinha)  e transformou esse time em uma verdadeira potência dentro do futebol Brasileiro. Dizer que Jesus não tem mérito nessa trajetória é uma covardia ou até mesmo um mal caratismo esportivo.

A transformação do Arão é um grande exemplo da atuação de Jesus no grupo, um jogador que era xingado e hoje fez a torcida esquecer aquele que era ídolo a pouco tempo, no caso o Cuellar e faz hoje ao lado de Gerson a melhor dupla de volantes do Futebol Brasileiro e até mesmo da América. Se olhar o Flamengo jogar hoje, nota-se um futebol atualizado taticamente, tecnicamente e JJ tem todo mérito nisso e vou além, talvez um outro treinador com esse mesmo elenco não chegaria tão longe.

Jorge Jesus no comando do Flamengo é tão notável que os demais técnicos no futebol Brasileiro tem sentido uma verdadeira “dor de cotovelos” quando o mesmo é elogiado.

O fato é que o Mister merece todos os parabéns e todo aplauso pelo trabalho, pois deu um ar novo ao futebol Brasileiro, que tem muita técnica e pouca tática, equilibrando isso a um ponto que não merece nada a menos do que aplausos.

Para quem está lendo isso, pode pensar em se tratar de mais um Flamenguista falando bem do seu técnico, mas não é o caso, pois quem vos escreve, não torce para o Flamengo, mas torce para que outros “Misters” apareçam e nos de alegrias assim como a torcida do Flamengo está tendo hoje e com todo mérito e justiça possível.

Se em 1500 um Português descobriu o Brasil, em 2019, um outro redescobriu o prazer de ver uma partida de Futebol Brasileiro.

Obrigado Jorge Jesus

Comentários do Facebook