Por Guilherme Ayupp

O duelo que decide logo mais a vaga brasileira na final da Libertadores contra o River Plate possui quase 100 jogos de história. Mas contar a história de Flamengo x Grêmio vai muito além de mostrar que o Grêmio já venceu 34 vezes o rubro-negro em 94 partidas, enquanto os cariocas levaram a melhor 28 vezes e foram ainda 32 empates.

Flamengo x Grêmio forjaram ao longo dos últimos 40 anos no futebol brasileiro duelos mastodônticos, que colocam este confronto na galeria dos grandes clássicos entre equipes de estados diferentes no Brasil. Duas decisões nacionais, encontros inesquecíveis em Libertadores e goleadas antológicas estão nas douradas páginas dos confrontos entre cariocas e gaúchos.

1982: o primeiro grande duelo

Em 1982 o Flamengo era o então campeão do mundo. O Grêmio detinha o posto de campeão brasileiro. Os dois mediram forças na decisão do Brasileirão daquele ano, em uma espécie de tira-teima das duas grandes equipes da época Vale lembrar que um ano mais tarde, o Grêmio seria campeão do mundo, igualando-se então ao Santos de Pelé e ao próprio Flamengo.

Foram três jogos para decidir o dono do Brasil. No primeiro confronto no Maracanã, 1 a 1. O segundo jogo foi no falecido estádio Olímpico, e o placar não saiu do zero. Na derradeira partida que definiria o campeão brasileiro, brilhou a estrela do artilheiro das decisões, o João Danado, Nunes. Flamengo 1 a 0, e bicampeonato do Brasil assegurado.

Grêmio dá o troco na Libertadores

Se o rubro-negro sentiu o saboroso gosto de ser campeão brasileiro dentro da casa do Grêmio, a resposta não demoraria a chegar. Na campanha da Libertadores de 1983, primeiro título gremista, ambos caíram no mesmo grupo. Novamente o Flamengo obteve bom resultado em Porto Alegre, e arrancou um 1 a 1. Porém, devido a uma fraca campanha contra os demais adversários, no duelo do Rio de Janeiro o Fla já estava eliminado e o Grêmio impôs um impiedoso 3 a 1, arrancando para sua primeira conquista continental.

Na última vez que o Flamengo esteve em uma semifinal de Libertadores, antes da atual edição, novamente o Grêmio esteve no caminho. Era um triangular, que tinha ainda o Universidad de Los Andes, da Venezuela. No Sul o Grêmio foi impiedoso e ganhou por 5 a 1. No Rio deu Flamengo: 3 a 1. Com um empate no jogo extra o Grêmio alcançava a sua segunda final seguida de Libertadores, onde perderia o título para o Independiente, da Argentina.

Duelos pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Mercosul

1989 foi de tirar o fôlego. Flamengo e Grêmio se cruzaram nas duas mais importantes competições do futebol brasileiro, Na recém-criada Copa do Brasil, pelas semifinais, após um 2 a 2 no Rio, os gremistas aplicaram uma das maiores goleadas do confronto no jogo de volta: 6 a 1. Chegaram à final para vencer a primeira edição da competição.

No Brasileirão do mesmo ano deu Grêmio de novo. Pelas quartas de final do torneio que teve o Vasco como campeão daquele ano, o tricolor avançou para a fase seguinte após um 0 a 0 no Sul e uma improvável vitória por 1 a 0 em pleno Maracanã.

Os duelos pela Copa do Brasil marcam as batalhas entre gremistas e rubro-negros. O Grêmio eliminou o Flamengo nas semifinais de 1993 e 1995. E na grande decisão de 1997, finalmente o troco da perda do Brasileirão em casa em 1982. Depois de novamente o Fla não perder no sul (0 a 0), os gremistas arrancaram um 2 a 2 no Rio e foram campeões da Copa do Brasil em pleno Maracanã pelo critério do gol fora de casa.

Nos encontros que se seguiram, o Flamengo levou a melhor. Na oitavas de final em 1999, nas quartas em 2004 e 2018, no mais recente encontro entre os rivais. Na semififinal da Copa Mercosul, em 2001, novamente o Flamengo levou a melhor sobre o Grêmio e avançou à decisão, onde perdeu o título para o argentino San Lorenzo.

Fla não é eliminado pelo Grêmio há 22 anos

Ao longo da história, Flamengo e Grêmio duelaram em 10 mata-matas. Há um rigoroso empate e o tira-teima acontece esta noite no Maracanã. A última vez que o Grêmio levou a melhor foi justamente na Copa do Brasil de 1997, na grande decisão. De lá pra cá, o Flamengo impôs quatro eliminações seguidas ao adversário, empatando o duelo que estava em 5 a 1 favorável aos gremistas.

Todos os mata-matas entre Flamengo e Grêmio:

Brasileiro 1982 – Final – Flamengo Campeão
Brasileiro 1989 – Quartas – Grêmio Classificado
Copa do Brasil 1989 – Semi – Grêmio Classificado
Copa do Brasil 1993 – Semi – Grêmio Classificado
Copa do Brasil 1995 – Semi – Grêmio Classificado
Copa do Brasil 1997 – Final – Grêmio Campeão
Copa do Brasil 1999 – Oitavas – Flamengo Classificado
Copa Mercosul 2001 – Semi – Flamengo Classificado
Copa do Brasil 2004 – Quartas – Flamengo Classificado
Copa do Brasil 2018 – Quartas – Flamengo Classificado

Comentários do Facebook