O Mengão veio a campo em Guayaquil após sofrer sua maior derrota na história da Libertadores e sem 11 jogadores no plantel. Qualquer análise da partida precisa passar por estas ressalvas e, mais do que apresentar um bom desempenho, era necessário ser competitivo e mostrar raça para conseguir não afundar o clube numa crise. Dito posto, vamos ao jogo.

O Flamengo voltou a apresentar muitos problemas para sair com a bola nos primeiros minutos. Com a pressão média/alta que o Barcelona alternou durante todo o primeiro tempo, o Mengão começava o jogo com dificuldades parecidas das enfrentadas contra o Del Valle: homens com a bola pressionada precisando de uma saída qualificada do limitado César para conseguir quebrar a linha de marcação sem sucesso. Porém, aos 6 minutos, Gerson atuando pela esquerda no 4-1-4-1/4-4-2 do Fla conseguiu uma boa escapada pela esquerda, após boa enfiada de Renê para Arrasca e serviu a Pedro para marcar o gol que acalmou o time.

Com o placar aberto, o Flamengo num bloco médio conseguiu encontrar as saídas de uma linha de marcação do Barcelona muito frágil: enquanto pela direita Everton Ribeiro recuava para ajudar a saída do improvisado Thuler e de um afoito Thiago Maia, pela esquerda Renê conseguiu junto com Gerson sair pela esquerda. Arrascaeta mais uma vez apresentou seu melhor desempenho atrás de Pedro: enquanto no momento defensivo sobrava com o centro-avante na última linha e incomodava a saída de bola equatoriana, no momento ofensivo trabalhou atrás da linha de volantes do Barcelona atacando área. E assim marcou o segundo gol, aproveitando a pressão no lado direito de Everton Ribeiro e Pedro.

Apesar de um primeiro tempo regular, o Flamengo teve o trabalho muito facilitado pela péssima atuação do Barcelona na primeira etapa. O time equatoriano trabalhou num 4-2-3-1 de linhas muito espaçadas. Damian Diaz, camisa 10 argentino pouco tocou na bola e os pontas Arroyo e Emmanuel Fernandez além de não ser incisivos no ataques não fechavam a segunda linha e davam espaços demais para Everton Ribeiro e Gerson trabalhar.

Já a segunda etapa foi tecnicamente muito fraca. O Flamengo não conseguiu manter tanto fisicamente, quanto tecnicamente e sofreu demais para manter o resultado. E tudo piorou com o gol aos 5 minutos do segundo tempo de Emmanuel Martinez, após belo lançamento recebido por Colman, onde Thuler não conseguiu recompor a linha defensiva. Com o placar descontado, o técnico do Barcelona Fabian Bustos colocou Jonathan Alves no ataque e, atuando agora num 4-4-2, deu bastante trabalho ao zagueiro improvisado rubro-negro fazendo Dome ter que colocar o jovem lateral Ramon e realocar Renê.

Após 20 minutos onde o Barcelona e Flamengo tiveram oportunidades claras de gol, o Barcelona se lançou ao ataque com 4 atacantes e transformou o final do jogo em grande “Deus nos acuda”. Lançando e bolas na área, tentou fazer uma blitz final para buscar o empate e gerando imensos espaços para o Mengão finalizar o jogo. Porém o rubro-negro estava esgotado em campo e sem opções de velocidade para finalizar o jogo. Pedro machucado, deu lugar a Lincoln em mais uma atuação pífia e no final do jogo Arrasca perdeu a chance de matar o jogo. No fim, o Flamengo se fechou e , graças a um Barcelona muito mal, garantiu os 3 pontos dando muita emoção ao torcedor.

Como já citado, mais do que qualquer coisa, hoje era necessário fazer 3 pontos e dar paz a semana mais conturbada do clube no ano. Algumas coisas ficam claras como o time de Dome funcionar melhor com uma referência na área e o trabalho de Arrascaeta por trás dessa referência. Gabigol precisa dar respostas a Dome, caso contrário a sombra de Pedro será cada vez mais constante após mais um grande jogo. Além disso, de que fisicamente os jogadores ainda está muito abaixo e precisa evoluir para conseguir competir.

Por fim, fazer uma menção necessária a Gerson: o camisa 8 hoje mais uma vez mostrou porque é o “Joker” e atuando mais avançado, não foi o destaque técnico do time, mas foi muito raçudo e importante demais para o resultado de hoje.

Quer receber notícias do Mengão em seu celular? É fácil! Mande uma mensagem no Whatsapp para o número (21) 96534-7050.