Não é de hoje que os Estaduais geram uma grande pergunta ou até mesmo dúvida feita por vários torcedores, dirigentes e jornalistas que é: “Vale ou não Vale? Pois é, , muita gente diz que não vale nada, outros que só atrapalha a pré-temporada, entretanto outros defendem, dizendo que faz parte da história do futebol Brasileiro e que é mais um título e por aí vai.

Foto: Reprodução

Mas aí você pode se perguntar, o que isso tem a ver com o Flamengo? Eu respondo com um singelo, muita coisa, vamos lá.

Já faz um tempo que entre os times grandes do RJ, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, principalmente falando em torcedores, que se um ganhou o estadual, os outros dizem que “não vale nada”, porém quando perde, demite técnico, entra em crise, torcida vaia e etc, porém com a declaração de Jorge Jesus, após a semifinal da Taça Guanabara contra o Fluminense, quando disse que ” o campeonato vale mais pra eles do que pra gente, pois estamos em outro patamar” isso passou para uma esfera maior, ou pelo menos em algo a se pensar.

Gabigol comemorando com a torcida. Foto: twitter/Flamengo

O Rubro Negro carioca tem lutado e desde o ano passado, vencido campeonatos maiores e mais importantes, como o Brasileirão e a Libertadores da América e esse ano em apenas 2 meses, venceu a SuperCopa do Brasil e está próximo de vencer a Recopa Sulamericana, portanto, a pergunta é, Porque comemorar uma taça Guanabara ou o Estadual, já que o Fla voa mais longe no Brasil e está bem acima de seus rivais regionais?

A resposta para essa pergunta pode ser respondida de maneira simples e direta:

  • Título é título, time campeão tem que ganhar tudo e querer ganhar mais, seja um estadual ou um jogo de bola de gude.

Parece exagero, mas não é, pois times vencedores se fazem com jogadores vencedores, que querem vencer e se o Estadual está aí, então que se vença e que se comemore, pois é dinheiro pra conta do clube, é título, são números e estatísticas importantes, sem falar em vencer e tripudiar sobre seus rivais ( dentro do limite logicamente) e que de fato o estadual, principalmente no RJ faz parte da história, não só do futebol, como da história da cidade, das famílias que vão aos Domingos ver os clássicos, sem falar nos jogos inesquecíveis que o Estadual carioca já nos protagonizou, as vezes com nosso time como herói, as vezes como vilão, portanto pode para o Flamengo, não ter uma importância em comparação a uma libertadores, mas tem uma importância para o torcedor e para a história do Clube.

Um ponto nisso tudo e que deve ser debatido, é a fórmula de disputa e a quantidade de clubes, mas aí é outra história, mas o fato é que independente da fórmula ou do método, enquanto o estadual existir, o Flamengo deve entrar para vencer e comemorar bastante se conquistar o título, pois deve isso a cidade e ao campeonato que ajudou e muito na história do clube de Regatas Flamengo.

Taça Guanabara já foi, agora que venha a taça Rio e consequentemente o Estadual. Para os rivais, que chorem e corram atrás.

 

Comentários do Facebook