A expulsão do Rodinei ainda vai dar o que falar durante muito tempo, mas parece que o Flamengo tem o ”apoio” da cúpula internacional. A conclusão é de um grupo de instrutores de arbitragem do mundo inteiro – a maior parte deles da América do Sul, mas não só.

Essa cúpula de opiniões foram formadas por Juízes que apitaram copas do mundo e grandes torneios, e hoje é responsável por atuar na formação e no aperfeiçoamento dos árbitros e auxiliares. São pessoas que participam dos eventos promovidos pela Fifa e pelas confederações continentais.

O grupo de trabalho foi idealizado por pessoas ligadas à Conmebol, com apoio de instrutores da Fifa, mas ainda não está vinculado a nenhuma entidade. É o embrião de uma iniciativa que deverá ser oficializada em breve para trabalhar para padronizar decisões e interpretações.

A cúpla formada por 18 integrantes do grupo, reviram o lance por todos os ângulos possíveis e concluíram, de maneira unânime, que a decisão correta era mostrar o cartão vermelho a Rodinei. Não houve nenhuma avaliação diferente.

O entendimento dos instrutores é de que a jogada tem como principal característica a intensidade, a força, e que isso pode levar a lesão grave no rival. O local do contato (no tornozelo) e a forma como as travas da chuteira chegam (de cima para baixo) foram entendidas como agravantes.