É decisão! Flamengo e Grêmio fazem o segundo jogo da semifinal da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira (21), às 21h30, no Maracanã.  Em trabalho em conjunto com o Flamengo, os Órgãos de Segurança, a Prefeitura e o Governo do Estado prepararam uma série de iniciativas com o objetivo de melhorar o acesso do torcedor ao estádio. Para o jogo haverá bloqueios de rua, barreiras de verificação de ingressos  e o dobro de efetivo de segurança  normalmente feito em jogos com apelo menor. Serão 800 policiais militares e 346 guardas de trânsito.
Todos os detalhes da logística para a partida foram anunciados em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (21), na sede da FERJ. Estiveram presentes Severiano Braga (Gerente de Operações de Jogos e Estádio do Flamengo e Diretor Geral do Maracanã), o major Silvio Luiz (comandante do BEPE), Marcelo Viana (Diretor de Competições da FERJ), Felipe Michel (Secretário de Qualidade de Vida e Eventos do Rio), Cláudio Varela (Promotor de Justiça do MP/RJ), Gustavo Oliveira (assessor da CET-Rio), Carlos Cristo (Subdiretor de Ordenamento da Guarda Municipal  e Gutemberg de Paula (Secretário de Ordem Pública).
– O BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios) vai gerenciar o efetivo na parte interna e externa como um todo. Teremos o sexto batalhão fazendo o perímetro no Maracanã. Assim como o quarto batalhão terá efetivo reforçado.  Todas as vias de acesso estarão cobertos. A gente calcula que o efetivo da policia militar esteja em torno de 800 policiais.  É um número muito maior do que aplicamos em outros jogos da Libertadores e também do Brasileiro. Nosso objetivo principal é colocar o policiamento no solo para que somente o torcedor com ingresso acesse o estádio – afirma o major Silvio Luiz, comandante do BEPE.
– A partir do momento que soubemos que estávamos classificados para a semifinal da Libertadores, fizemos reuniões com os órgãos de segurança e também com a prefeitura e o governo. Todos os olhos estão virados para o Maracanã, principalmente por esse jogo e pelo estádio ser sede da final da  Libertadores do ano que vem. Todos nós estamos preparados para atender os torcedores da melhor maneira – destaca Severiano Braga, Gerente de Jogos e Estádio do Flamengo.
Foto: Alexandre vidal / Flamengo
Confira informações importantes sobre Flamengo x Grêmio: 
TRANSPORTES
Metrô terá esquema especial:
O MetrôRio vai ampliar o horário de funcionamento do metrô e trens extras serão disponibilizados. Além disso, a empresa vai aumentar o número de funcionários de segurança e de bilheteria nas estações do Centro da cidade e no entorno do estádio.
O MetrôRio pede que os torcedores tentem embarcar no sistema com antecedência. As estações Maracanã e São Cristóvão vão contar com orientadores de fluxo.
Após o final do jogo, o embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
Linhas de ônibus terão trajeto alterado:
Linhas de ônibus municipais e intermunicipais terão o itinerário alterado. A lista de linhas alteradas e o trajeto de circulação estão aqui: http://bit.ly/linhasbus231019
Esquema de trânsito para o jogo desta Quarta
ROTAS ALTERNATIVAS
Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul
•  Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
•  Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão;
•  Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
•  Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo.
Provenientes do Grande Méier
•  Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
MORADORES DO ENTORNO
O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã – ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário –  será feito acessando a Av. Paula Sousa e R. Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
• Utilizar transporte público (metrô e trem) para chegada e saída do evento;
• Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;
• Moradores deverão portar comprovante de residência.
Equipes da CET-Rio
Para atender o movimento de público esperado e minimizar os impactos no trânsito, . A operação de trânsito contará com a participação de 145 homens, entre Guardas Municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com 10 veículos operacionais e 20 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante todo o período do evento.
Serão ainda utilizados 17 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas.
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização de automóvel particular. A SEOP – Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 5 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.
Fonte: flamengo.com.br
Comentários do Facebook