O Flamengo foi ao Equador na missão de conquistar vantagem na final da Recopa – que será decidida no Maracanã. O duelo desta terça-feira será o sexto do Rubro-Negro em Quito e o terceiro diante dó Independiente del Valle.

Das cinco partidas disputadas em Quito, o Flamengo saiu vitorioso em duas e derrotado em outras duas. Ao todo, foram 12 gols marcados e 14 sofridos.

O primeiro jogo do Flamengo em Quito foi contra o Boca Juniors de Cali, no dia 29 de junho de 1952, por um amistoso internacional. Naquela ocasião, o Mais Querido sobrou pra cima dos colombianos e venceu por 6 a 3.

Retornou a Quito em abril de 2019 para encarar a LDU, no Estádio Casablanca. Comandado por Leonir, o Flamengo foi derrotado por 2 a 1 – gol de Bruno Henrique.

O primeiro duelo contra o Independiente del Valle terminou empatado em 2 a 2, em fevereiro de 2020, no estádio Olímpico Atahualpa, pela Recopa Sul-americana. Jorge Jesus era o técnico à época e garantiu o título do torneio com vitória no Maracanã. Depois, sob o comando de Domenec, sucessor do Mister, o Mais Querido foi goleado por 5 a 0.

Por fim, a última partida do Flamengo em Quito ocorreu em maio de 2021, pela Libertadores da América. Dessa vez, o Mengo superou a LDU por 3 a 2 – gols de Gabigol (2) e Bruno Henrique.

Braian Avallos