José Finkel
Reprodução/CRF

O Troféu José Finkel de natação terminou neste sábado, em Recife (PE), e contou com grandes participações rubro-negras. Os atletas do Flamengo ENS conquistaram, ao todo, 14 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Destaque para Gabi Roncatto, Stephan Steverink e Felipe Messias.

A atleta com duas participações olímpicas, nos Jogos do Rio 2016 e de Tóquio 2020, brilhou e foi responsável pela maioria das medalhas do Mais Querido. Gabi garantiu quatro ouros para o Mengão nos 200m e nos 400m Medley, e nos 800m e nos 1.500m Livre, além de duas pratas nos revezamentos 4x200m Livre e 4x100m Medley e três bronzes, nos 200m e 400m Livre e no revezamento 4x100m Livre. Ela recebeu ainda o troféu de atleta mais eficiente do torneio.

Pãmela Alencar também se destacou e subiu no pódio com o bronze nos 200m Peito e a prata no revezamento 4x100m Medley. Larissa Oliveira, Priscila Souza, Luana Obino e Carol Athayde também compuseram os revezamentos medalhistas.

No masculino, o jovem Stephan Steverink. que acaba de fazer história com o título do Mundial Júnior, brigou de igual para igual com grandes atletas Sênior e conquistou três pratas: 1.500m Livre, 400m Medley e 800m Livre.

A maior emoção da competição, entretanto, ficou para o último dia. Aos 33 anos, Felipe Messias sagrou-se campeão brasileiro pela primeira vez na carreira. O rubro-negro fez o melhor tempo de sua vida e, com a marca de 21”43, conquistou o ouro nos 50m Livre, uma das provas mais disputadas da competição.

“Eu nado desde, sei lá, os seis anos, e eu sou teimoso. Eu não paro enquanto não consigo, e hoje eu consegui”, disse em meio às lágrimas. “Tenho que agradecer o Flamengo por todo suporte, estrutura, por ter acreditado em mim. Inclusive nessa competição eu pedi para não nadar os 100m Livre e os 50m Borboleta para descansar. Eu vim com o objetivo de ganhar essa prova e, realmente, toda a estrutura do Flamengo e o suporte para estar aqui hoje foram fundamentais, no meu segundo ano no Mengão. Eles acreditaram também no meu sonho e estamos juntos nessa”.

Fonte: Flamengo

Comentários do Facebook