Edilson comemora com Reinaldo o gol da vitória contra o San Lorenzo - Reprodução Youtube

A estreia do Flamengo contra o Velez Sarsfield pela Libertadores da América tem um peso a mais para o rubro-negro. A equipe que for iniciar a partida no Estádio José Amalfitani, terça (20/04) às 21:30, entra com um histórico de 20 anos sem uma vitória em solo argentino. São 7 jogos desde a última vitória em julho de 2001, contra o San Lorenzo pela fase de grupos da Copa Mercosul, que teve gols de Juan e Edilson Capetinha.

Desde então o Flamengo acumulou 5 empates e 2 derrotas, marcando 5 gols a favor e 7 sofridos. Algumas delas foram marcantes:

– A derrota por 2 a 1 para o Independiente no primeiro jogo da final da Copa Sulamericana em 2017. Réver foi o autor do gol;
– A eliminação para o San Lorenzo na Libertadores do mesmo ano, no último minuto, também pelo placar de 2 a 1. Rodinei marcou na ocasião;
– E mais recente, o empate com o Racing em 1 a 1 pelo primeiro jogo das oitavas de final. Gabigol fez o dele, mas o Flamengo seria eliminado nos pênaltis no segundo jogo, depois de repetir o placar no Maracanã.

Porém, é apenas uma escrita que o Mais Querido tem a possibilidade de quebrar. O retrospecto contra o adversário da vez é bom, e essa será a primeira vez que o Flamengo estreia na Libertadores jogando na Argentina. O retrospecto recente na competição também pode animar o flamenguista: são 3 vitórias e um empate desde quando se acostumou a jogar a Libertadores.

Fonte: Flaestatistica