Ilha do urubu
Gramado excelente na ilha do Urubu. FOto: Reprodução

O Flamengo começa o campeonato carioca sem seu lar. Isso porque o Maracanã está passando por uma reforma no gramado. Porém, se ilude quem acha que o Rubro-negro não terá uma casa enquanto seu principal palco não volta. O campo da Portuguesa, o Luso Brasileiro, vai virar novamente “Ilha do Urubu”, como já aconteceu anos atrás. Agora, além da nova casa, o torcedor saberá a capacidade da arena.

A princípio, o Flamengo teve que fazer uma série de melhorias no Luso. Com isso, espera-se que o gramado esteja impecável já na estreia do time, dia 26 de janeiro, contra a própria Portuguesa, dona do estádio. Além de nivelar as irregularidades, o rubro-negro realizou o “top dressing“, procedimento em que se aplica uma mistura de areia lavada com substrato, para  regularizar a superfície.

Soma-se a melhoria do gramado, a estrutura. Foram feitas melhoras nos vestiários em geral, como parte elétrica, hidráulica, troca de pisos etc. Além disso, as arquibancadas foram pintadas de vermelho.

Mas e aí, qual a capacidade de torcedores na Ilha do Urubu?

A capacidade de público da Ilha do Urubu para os jogos do Flamengo será de 5.044 torcedores. Além disso, está definido que o Luso Brasileiro não vai receber clássicos. Por enquanto, a parceria entre Flamengo e Portuguesa terá validade até maio.

Histórico recente do Flamengo no Luso Brasileiro

Em 2017, o rubro-negro resolveu fazer um investimento no estádio e o transformou em “ilha do urubu”. Isso tudo, porque em 2016, o Botafogo, recém-subido da série B, resolveu jogar no estádio e chegou a Libertadores da América. O Alvinegro utilizou arquibancadas móveis e mandou seus jogos lá. O sucesso, acabou atiçando o Flamengo, que também investiu no estádio no ano seguinte.

Entretanto, com uma estrutura pra lá de antiga, somado ao altíssimo preço dos ingressos e a queda de um refletor durante forte chuva, fizeram o Flamengo deixar de lado a “Ilha”.

O Flamengo estreia no campeonato carioca, dia 26 de janeiro, às 21:35h, na Ilha do Urubu.

Twitter: @diego_alarconf