Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

A festa da Nação Rubro-Negra na noite desta quarta-feira (17), data oficial do aniversário do Flamengo, empurrou a equipe que venceu em linda jogada de Rodinei. A despedida em grande estilo nas arquibancada, mas nem tanto assim dentro de campo, marcou o último jogo do Mengo diante do torcedor antes da final da Libertadores. Com acertos de Renato Gaúcho e cabeçada decisiva de Bruno Henrique, o Mais Querido vence mais uma uma no Brasileirão, mas ganha clima positivo e espírito de confiança faltando nove dias para o jogo mais importante de 2021.

Nesta sexta-feira (19), a delegação rubro-negro embarca para o Sul do país, e depois segue em direção a Montevidéu. Então, inicia a preparação no Rio Grande do Sul para a final da Libertadores, no dia 27 de novembro, contra o Palmeiras. Diante de Internacional, e logo depois o Grêmio, o Mais Querido vai dar ritmo de jogo aos atletas q voltam de lesão, como Arrascaeta e Pedro, e tentam manter a esperança do Tri do Brasileirão viva.

Início bom mas com atuações individuais apagadas

Apesar da vitória nos acréscimos, a partida foi abaixo da média. No entanto, ao contrário do restante da partida válida pela 33ª rodada, os primeiros 10 minutos foram bons. Mesmo com um time bastante modificado, iniciando com Vitor Gabriel e Kenedy de titulares, a equipe de Renato Gaúcho começou em cima do adversário, pressionando a defesa. Nesse sentido, da pressão no erro do Corinthians surgiu uma boa chance do Fla abrir o placar. Vitinho pegou a sobra e encheu o pé, mas a bola desviou na defesa e foi para escanteio.

Nos minutos seguintes, o time paulista deu as caras no ‘Maraca’ e construiu duas boas chances com Roger Guedes. Primeiramente, o atacante criou espaço para Jô se infiltrar pela esquerda, onde recebeu ótimo passe de Renato Augusto. O centroavante cruzou para o meio da área mas não achou ninguém. Em seguida, o próprio camisa 123 teve uma boa chance quando recebeu bom lançamento de Fábio Santos nas costas de Matheuzinho. O chute, porém, saiu pelas redes do lado de fora.

Aliás, as duas melhores chances do Mengo surgiram em dois chutes do lateral direito, que mais uma vez substituiu bem o chileno Isla. Contudo, Portaluppi mexeu no intervalo. O treinador tirou David Luiz, Ramon e Vitor Gabriel para as entradas de Gustavo Henrique, Filipe Luís e Bruno Henrique. Assim, o técnico pensou na minutagem dos defensores veteranos, e deu ritmo para o lateral-esquerdo, que voltou de lesão. A equipe passou a ditar o ritmo da partida, mas faltava alguém que saísse do comum. A entrada de Michael na vaga de Kenedy foi fundamental para isso, que trouxe a torcida de volta para o jogo.

Entradas de Rodinei e Michael traz a torcida de volta pro jogo

Nação-Maracanã-Renato Gaúcho
Foto: Alexandre Vidal/CRF

Mesmo sem parar de cantar desde o início do jogo, a Nação começava a ficar impaciente, sem deixar de prestar apoio, no entanto. Além disso, por causa de cansaço, Renato trocou o camisa 33 por Rodinei, mudança que se tornou fundamental mais tarde. Renovado, o rubro-negro começou a criar chances mais claras. No perde pressiona, Thiago Maia tocou para Michael que fez corta luz para João Gomes, que chutou com perigo para fora. O volante foi eleito o craque do jogo pela transmissão da Globo pela regularidade ao longo da partida. Foram poucas as chances do Corinthians no segundo tempo.

Dessa forma, em outra tentativa de João Gomes, Diego aproveitou o rebote e serviu Rodinei que, de cabeça, ajeitou para BH chutar forte pro gol, forçando ótima defesa de Cássio. O goleiro adversário apareceu de novo aos 40′ para defender falta cobrada pelo camisa 10. Então, com a torcida ao lado o tempo todo e acreditando até o fim, o frisson das arquibancadas acompanhou a excelente jogada de Rodinei pela direita. O lateral carregou sozinho, tocou entre as pernas de Gabriel e cruzou na medida para Bruno Henrique fazer o que mais sabe com a camisa do Flamengo: decidir jogos grandes.

Por fim, com a confiança da torcida renovada, o rubro-negro renova o clima internamente de olho no embarque para o Rio Grande do Sul. Diante de Internacional e Grêmio, o Flamengo terá a paz e a tranquilidade necessária para chegar em Montevidéu pronto para a disputa da Libertadores.

Twitter: @Victor_Andrade4.

1 COMENTÁRIO

  1. Meus amigos do urubuinterativo, parabéns pela qualidade do site – o melhor dos “jornais” rubro-negros. Mas nem tanto no que diz respeito aos textos. Tal como os outros sites, peca pela observação das regras básicas de um texto jornalístico enxuto, objetivo e esclarecedor, além, claro, de também observar as regras gramaticais, caso contrário serão alvos de justificadas críticas. Lembrando que o texto no corpo da matéria SEMPRE começa com o “lead”, que nada mais é do que a extensão explicativa do título. Nesta matéria acima, vocês acertaram, mas não é recorrente. O mais comum é o “lead” estar inserido no 2º ou 3º parágrafo, o que denota desconhecimento e primarismo na elaboração do texto. Dou um exemplo abaixo, corrigindo o texto original:

    “Mesmo sem parar de cantar desde o início do jogo, a Nação começava a ficar impaciente (não há necessidade de acrescentar mais nada, o o que deixa o texto mais enxuto e objetivo). Além disso, por cansaço, Renato trocou o camisa 33 (quem é o camisa 33?) por Rodinei, mudança que seria decisiva para o resultado final. Renovado, o rubro-negro começou a criar chances mais claras. No perde pressiona, Thiago Maia tocou para Michael que fez corta luz para João Gomes chutar com perigo para fora. O volante foi eleito o craque do jogo na (e não “pela”) transmissão da Globo pela regularidade ao longo da partida. A boa marcação do Flamengo impediu que o Corinthians tivesse maiores chances no segundo tempo”.

    “(‘Dessa forma’ -completamente desnecessário) Em outra tentativa de João Gomes, Diego aproveitou o rebote e serviu Rodinei…”

    São muitos os erros de expressões desnecessárias, fora do lugar e, às vezes até mesmo fora do contexto da matéria. A não observância desses princípios básicos os nivela por baixo.

    Como velho jornalista rubro-negro, minha intenção é ajudar, sugerindo soluções para elevar o nível do veículo e não apenas criticando.

    Se precisar, é só entrar em contato pelo email.

    Abraços

Comments are closed.