Foto: reprodução

Jardim é um jovem técnico de 45 anos, 20 anos mais novo que Jesus, consequentemente menos experiente. Mas isso não faz ele menos qualificado, longe disso, entre os nomes cogitados o nome de Jardim é o que mais se encaixa em fisolofia de jogo com marcação alta, intensidade e toque de bola. Vamos aos primeiros dados.

Foto: reprodução

Retrospecto do Leonardo Jardim em pontos corridos é muito bom:

Braga 2011/2012: Terceiro
Olympiacos 2012/2013: Campeão
Sporting 2013/2014: Segundo
Monaco 2014/2015: Terceiro
Monaco 2015/2016: Terceiro
Monaco 2016/2017: Campeão
Monaco 2017/2018: Segundo

Um destaque é que o técnico de 45 anos tem uma mentalidade ainda mais Europeia do que o Jesus, já que o forte da carreira do Mister era em Portugal, enquanto o Jardim vem da escola francesa (seleção atual campeão mundial).
A juventude também pode significar sede de títulos, e com as peças e estrutura do Flamengo, esse projeto feito de forma contínua a de Jesus, o clube da Gávea pode ser uma vitrine para Leonardo voltar a um grande da Europa no futuro.

Voltando a falar sobre o estilo de jogo do Jardim, ele tem como base o 4-4-2, praticamente parecido com o que o Jorge usava no Flamengo. Sem muitas variedades com a bola, apenas explorando os toques verticais e rápidos para chegar ao gol, e sem a bola ele costuma posicionar seu time para pressionar os adversários a forçar eles a usarem os lados do campo, sendo assim, tirando as chances de uma entrada fácil na área, com essa metodologia os times treinados por ele tem características de tomar poucos gols e fazer muitos, foi assim com o Mônaco de 2017 que o treinador fez 107 gols, tomou apenas 36 e fez 96 pontos.

Resumindo, acredito que o nome de Jardim seja um nome certeiro, identidade técnica e tática ele tem, o que pode prejudicar ele é a pouca experiência e rodagem com jogadores que são quase 10 anos mais novos que ele, mas creio que não haverá isso, já que parte do elenco trabalhou e fizeram um bom trabalho com o Barbieri (2° lugar no Br). Caso feche, será uma boa contratação.