Gabriel Vasconcelos sofreu um gol de pênalti de Gabigol na derrota do Coritiba para o Flamengo , na estreia do Brasileirão. Ele reclamou da nova regra que limita a atuação dos goleiros em penalidades e que passou a valer já nesta temporada . As declarações foram dadas na zona mista após a partida.
“Perguntei: ‘Não posso me movimentar?’ Disse que não pode tirar atenção do atacante… Não pode nada. Daqui a pouco vão querer engessar o goleiro dentro do gol. Ali é uma disputa do atacante contra o goleiro. Se o goleiro quiser dar cambalhota, ele pode fazer. Acho que são regras que vão engessando o futebol e não tem necessidade disso. Quer provocar, faz parte do futebol.”
Mudança na regra
Os goleiros não podem mais fazer qualquer gesto que atrapalhe o batedor adversário , como tocar nas traves. Qualquer atitude que possa atrasar a batida ou que seja interpretada como provocativa será penalizada pela arbitragem.
A CBF acatou a mudança implantada pela International Football Association Board (Ifab) após o episódio envolvendo ‘Dibu Martínez’ na final da Copa do Mundo do Qatar, contra a França.