Reprodução: Wesley Ramon

A CBF quer candidatar cidades brasileiras como possíveis sedes para decisão da Libertadores e da Sul-Americana 2023. A entidade entende que o Brasil tem infraestrutura capaz de receber as finais únicas e, por isso, deverá se oficializar como opção à Conmebol.

Sem prazo para bater o martelo sobre essa questão, a Conmebol ainda não fechou o período das candidaturas. A futura sede só será oficializada após passar, também, pelo Conselho da entidade – formada por presidentes das dez associações nacionais da confederação.

De acordo com o Globo Esporte, a CBF alega dificuldade de deslocamento para torcedores brasileiros nas últimas três decisões de Libertadores – disputadas exclusivamente por clubes do Brasil. O Flamengo venceu o Athletico em 2022 e perdeu para o Palmeiras em 2021. O Alviverde também foi campeão em 2020, após superar o Santos, no Maracanã (sem público).

Flamengo e Palmeiras se deslocaram até Montevidéu para disputar o título da Libertadores de 2021. À época, diversos torcedores tiveram problemas com voos e cancelamentos. No ano seguinte, em 2022, o Mais Querido encarou o Athletico em Guayaquil – também com centenas de rubro-negros saqueados e prejudicados.