Foto: Flamengo

Um dos maiores ídolos do Flamengo, Leandro, completa 62 anos nessa quarta-feira (17), muitos o consideram um dos melhores defensores da história do futebol brasileiro. O ex-atleta é natural de Cabo Frio, região dos lagos do Rio de Janeiro.

Leandro ”peixe frito”, como é conhecido por alguns torcedores, é considerado por muitos o maior lateral direito da história do Flamengo. Esbanjando técnica e garra que encantou todos torcedores que acompanharam sua trajetória na Gávea, o eterno camisa 2 rubro-negro, entrou em campo 415 vezes pelo mais querido, sua passagem durou de 1978 até 1990. Além de ser destacar pelo seu talento invejável, Leandro sempre demonstrou ser fanático pelo rubro-negro, chegando a atuar até de zagueiro em alguns momentos e ainda dedicou toda sua carreira às cores vermelha e preta. Em sua homenagem, foi construído um busto de bronze na recepção da Gávea.

Além de fazer sucesso com a camisa rubro-negra, o antigo lateral também esbanjou sua qualidade na Seleção Brasileira. Leandro integrou um dos times mais lembrados da história do esporte: A lendária Seleção Brasileira de 1982. Mesmo depois de passar por um período repleto de lesões, ”peixe frito” foi convocado por Telê Santana para disputar a Copa de 1986. Porém, em solidariedade ao seu amigo Renato Gaúcho, que foi cortado após fugir da concentração em sua companhia, o ex-atleta pediu dispensa do grupo.

Pelo Flamengo, Leandro foi extremamente vitorioso e conquistou diversos títulos, como: 5 Campeonatos Cariocas,  1 Libertadores, 1 Mundial e 4 Campeonatos Brasileiros. Além dessas taças, o ex-lateral ainda recebeu duas vezes o prêmio Bola de Prata, nos anos de 1982 e 1985.