Flamengo e São Paulo se enfrentam pela terceira vez em 18 dias na próxima quarta-feira (18/11),  pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Morumbi. Para se classificar, o Mais Querido precisará vencer, por dois ou mais gols de diferença, o tricolor paulista para garantir a classificação às semifinais da competição. Caso vença por somente um gol de diferença, o classificado do confronto será decidido em cobranças de pênaltis, dado que o São Paulo venceu o Mengão por 2×1 na partida da última quarta-feira, no Maracanã.

Apesar do ótimo histórico recente do rubro-negro carioca contra os principais clubes do Sudeste e Sul do Brasil, atuando como visitante, o Flamengo tem um histórico muito negativo enfrentando o São Paulo no estádio do Morumbi. Neste século, o Mengão venceu o clube do Morumbi somente duas vezes fora de casa e, além disso, venceu somente em uma oportunidade a equipe paulista, em seus domínios, por 2 gols de diferença.

Confira o retrospecto do Flamengo atuando no Morumbi contra o São Paulo neste século:

Jogos: 18
Vitórias: 2
Empates: 7
Derrotas: 9
Gols Marcados: 16
Gols Sofridos: 30
Aproveitamento: 24%

Fonte: ogol

As duas vitórias do Mengão em solo paulista contra o São Paulo foram conquistados nos anos de 2003 e 2011. Em 2003, o Flamengo venceu o clube paulista por 3×1 de virada. Tardelli abriu o placar para o São Paulo, porém Edilson (2x) e Rafael decretaram a virada do Mengão. Em 2011, o Mengão venceu o São Paulo por 2×1. Thiago Neves abriu o placar para o Mengão de cabeça, Dagoberto empatou a partida em belo chute de fora de área e Renato Abreu decretou a vitória do Flamengo também em chute de longa distância, que foi desviado pela defesa são-paulina.

Fato curioso é que Fernando Diniz, hoje técnico do São Paulo,participou da vitória do Flamengo sobre o São Paulo em 2003, atuando com a camisa rubro-negra.