Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo encarou o Vasco nesta quinta-feira (15), em partida válida pela 9ª rodada da Taça Guanabara. Em atuação muito ruim, o Mais Querido foi derrotado por 3×1 pelo cruz-maltino. Sem Arrascaeta, com dores no tornozelo, o técnico Rogério Ceni optou pelo volante João Gomes na reposição. Além disso, Bruno Viana entrou no lugar do poupado Rodrigo Caio.

Com isso, o Fla começou o jogo numa espécie de 4-3-1-2 com um losango no meio de campo: Diego como volante mais próximo da zaga, João Gomes pela direita, Everton Ribeiro pela esquerda e Gerson na ponta mais próxima dos atacantes Gabi e Bruno Henrique. Ofensivamente a equipe foi muito mal em toda a primeira etapa. E logo aos 6 minutos de jogo, Léo Matos se antecipou a Bruno Viana e abriu o placar para o Vasco. Fechado num 4-4-2 com Marquinhos Gabriel e Cano na frente, a equipe da Colina fez um bom primeiro tempo e deu poucos espaços ao Mengão. Gabi teve a melhor chance do Fla na primeira etapa, em troca de passes com Everton Ribeiro, mas chutou para fora. Aproveitando os espaços no meio de campo, o Vasco ampliou. Cano recebeu passe de Morato entrelinhas e fuzilou para marcar 2×0.

Rogério repaginou o Flamengo no segundo tempo com as entradas de Matheuzinho e Vitinho nos lugares de Isla e João Gomes. O Mengão voltou a atuar no seu já habitual 4-4-2 e dominou as ações por 30 minutos da etapa final. Gerson quase achou Gabi no primeiro minuto, mas parou na zaga vascaína. Vitinho pela esquerda conseguiu construir algumas jogadas mas parou no bom sistema defensivo cruz-maltino. Apesar da melhora na segunda etapa, foi o Vasco que marcou. Em contra-ataque, Morato recebeu passe em profundidade, limpou Filipe Luís e bateu seco, no contrapé de Diego Alves. 3×0 Vasco.

No fim, Vitinho marcou o gol de honra do Mengão em bate rebate, mas não foi suficiente para impedir a derrota. Com o resultado, o Flamengo perdeu uma sequência de 17 jogos invicto no Clássico dos Milhões. Além disso, perdeu a liderança da Taça Guanabara para o Volta Redonda, que agora possui um ponto a mais que o Mengão.

O Flamengo volta a campo no próximo sábado, onde enfrenta a Portuguesa pelo Carioca. E na terça-feira (20), enfrenta o Vélez Sársfield na Argentina, na estreia do Mais Querido na Libertadores.

SRN

Twitter: ds_fortunato