Foto: Divulgação Conmebol
Foto: Divulgação Conmebol

O Flamengo entrou em campo pela Libertadores sub-20, na noite deste sábado, e venceu os atuais campeões do torneio, o Nacional-URU, por 3 a 1. Em partida difícil, os rubro-negros estrearam com pé direito no Estádio Adrian Jara em Luque. Os gols da vitória foram marcados por Rodrigo Muniz (2) e Yuri César. Com a vitória, o Mengão somou três pontos e larga na liderança do grupo A.

Como era de se esperar, o jogo começou truncado, com poucas chances e muita luta pela posse de bola e domínio das ações. Aos sete minutos, Yuri César testou o goleiro uruguaio Guilhermo Elizalde, que fez a defesa em dois tempos. Aos 13 minutos, Rodrigo Muniz testou para mais uma defesa de Guilhermo. Aos 17, foi Richard Rios quem arriscou da entrada da área. Guilhermo foi seguro dessa vez. Aos poucos, os Garotos do Ninho passavam a dominar a partida. No lance seguinte, porém, a equipe uruguaia acertou o travessão de Victor Hugo, após chute de Andres Mosquera.

O Flamengo era melhor, e criou sua melhor oportunidade até então aos 20 minutos, em ótimo chute de primeira do artilheiro Rodrigo Muniz. Guilhermo fez grande defesa, salvando mais uma vez o Nacional de sofrer o primeiro. Mero espectador do jogo durante toda a primeira etapa, Victor Hugo apareceu pela primeira vez somente aos 44 minutos, espalmando para escanteio cabeçada do atacante Juan Andres. Antes do intervalo, Gomes deu bom chute de meia distância, e o arqueiro uruguaio fez mais uma defesa.

Na segunda etapa, o domínio rubro-negro foi mais evidente e começou logo no primeiro minuto de bola rolando, quando Yuri Cesar soltou uma bomba da entrada da área que entraria no ângulo. Mais uma vez, o goleiro Guilhermo salvou os uruguaios, fazendo grande defesa. Aos cinco minutos, enfim a justiça no placar. Maior goleador da categoria em 2019, com 28 gols marcados, Rodrigo Muniz recebeu na área e bateu no cantinho de Guilhermo, que dessa vez não pôde fazer nada. Foi o primeiro dos Garotos do Ninho na Libertadores, e o segundo de Rodrigo Muniz na temporada 2020, que havia marcado também no duelo contra o Volta Redonda, no Maracanã, válido pela Taça Guanabara.

No melhor momento do Mais Querido no jogo, o Nacional empatou aos 12 minutos em lance isolado e de bola parada, com Enzo Sosa. O Flamengo foi à luta, e quase fez o segundo em grande jogada. Aos 30 minutos, Yuri de Oliveira tabelou em velocidade desde o campo defensivo com Matheus França e tocou para Guilherme Bala, que soltou uma bomba cruzada. A bola tirou tinta da trave direita de Guilhermo.

O Mais Querido pressionava em busca da vitória. Aos 32, Wendel bateu forte, e Guilhermo espalmou para escanteio. Aos 34, foi Rodrigo Muniz quem chutou, para nova defesa de Guilhermo, de longe o melhor em campo pelo lado uruguaio, e responsável direto pelo empate. A pressão era insuportável, e aos 43 minutos não teve jeito. Rodrigo Muniz ganhou da zaga e escorou de cabeça para Yuri Cesar. Com categoria, ele se livrou da marcação e bateu na saída do goleiro, para fazer o segundo.

Já nos acréscimos, Rodrigo Muniz soltou uma bomba, acertou o ângulo e fez um senhor golaço, garantindo a primeira vitória rubro-negra na Libertadores Sub-20 2020. A caminhada dos Garotos do Ninho rumo à conquista da América começou com pé direito!

Na próxima rodada, o Mais Querido enfrenta o Sporting Cristal (PER). A partida acontecerá na terça-feira (18) às 20:15h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo no Facebook oficial do Flamengo.

Flamengo: Victor Hugo, Matheus França, Gabriel Noga, Natan, Pablo; Gomes (Wendel), Richard Rios, Yuri de Oliveira; Guilherme Bala, Yuri César (Lucas Gabriel) e Rodrigo Muniz. Treinador: Phelipe Leal

Comentários do Facebook