Foto: Reprodução

Após negociação mediada pelo presidente do Uruguai, Luis Lacelle Pou, a Confederação Sul-americana de Futebol recebeu 50 mil doses de vacina contra a Covid-19. Sendo assim, a Conmebol pretende imunizar os atletas que irão disputar as competições organizadas pela entidade. Incluindo torneio de seleções, como a Copa América.

Em nota oficial divulgada nessa terça-feira (13), a Conmebol garantiu que a doação das vacinas validará a realização da Copa América, prevista para iniciar em Junho. O plano de imunização abrange os elencos profissionais do futebol sul-americano, tanto masculino, quanto feminino. Além dos atletas, Comissões técnicas e membros da arbitragem também serão vacinados.

Em agradecimento ao laboratório Chinês, que doou as vacinas, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, afirmou que esse plano de imunização é um grande passo para vencer a Covid-19.

“É um passo adiante enorme para vencer a pandemia da Covid-19, mas não significa de modo algum que vamos a baixar a guarda. Manteremos nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir nossos torneios sem contratempos e sem alterar os formatos” Garantiu Alejandro Dominguez.

Com o crescimento da pandemia, o futebol sul-americano já foi bem afetado, tendo que adiar a Copa América, que estava prevista para o meio de 2020. Além desse torneio, as eliminatórias para a Copa do Mundo também sofreram influência e ainda não tiveram início. Sendo assim, a expectativa é de que o plano de imunização contribua para o andamento do esporte, na América do Sul.