Fla
Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo entrou em campo na tarde deste sábado, pela última rodada do Campeonato Brasileiro e acabou derrotado pelo Avaí, no Maracanã. Entretanto, o resultado negativo pouco importou os torcedores, que estavam ali mesmo para se despedir de dois ídolos do clube.

Nesse sentido, aos olhos de 63.077 presentes no estádio, a partida marcou de fato, as despedidas de  Diego Ribas (aposentadoria) e Diego Alves (destino não definido) do Flamengo.

Diego Ribas fez seu último jogo como jogador profissional! Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Diego Alves não vai renovar com o Flamengo e seu futuro ainda é incerto, pois não sabe se vai terminar a carreira ou jogar mais uma temporada em outro clube. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Resumão

  • Primeira etapa

    Flamengo e Avaí apresentaram propostas diferentes na primeira etapa e oscilaram bons momentos em suas estratégias. O time da casa manteve a característica de buscar o ataque e a posse de bola e criou boas oportunidades, em chutes de Ayrton, Cebolinha e Rodinei. Aos 22, Gabriel teve um gol anulado, mas que exigiu do VAR cinco minutos de análise. O Avaí, por sua vez, apostou nos contra-ataques pela ponta e incomodou bastante, principalmente pelo lado direito do ataque. Lucas Ventura e Vitinho tiveram chances claras, que foram salvas por Diego Alves. No fim, o jogo saiu do “zero”. Após cruzamento na área de Marinho, Wellington acabou cabeceando contra o próprio gol e abriu o placar para o Flamengo. Nos últimos minutos, Marcinho empatou com um chute forte depois de bate e rebate na área rubro-negra.

  • Segundo tempo

    Os times voltaram do intervalo em ritmo mais lento. Sobretudo em razão da festa da despedida dos “Diegos”. Os dois foram substituídos separadamente, mas com grande homenagem da torcida e dos jogadores de Flamengo e Avaí, o que consumiu alguns minutos da partida e esfriou o ímpeto. Muitas poucas oportunidades de perigo foram criadas até então. O técnico Fabrício Bento fez uma série de substituições, que deram mais fôlego ao Avaí, para seguir na estratégia de contra-atacar, e aproveitar a frágil partida da defesa rubro-negra. Mas o gol saiu de outra forma, em cobrança de escanteio Felipe Silva finalizou para defesa de Hugo e pegou o rebote para virar. Dorival também tentou renovar o time, criou perigo com André Luís, mas faltava energia à equipe. Apesar da derrota, o Rubro-Negro saiu festejado de campo. O Avaí, por sua vez, se despediu de cabeça erguida rumo à Série B, em 2023.

Fla
Ao sair de campo, Diego Ribas entrega “oficialmente” a camisa 10 para se próximo dono, o atacante Gabigol! Gilvan de Sousa/crf

E agora?

Com o apito final da arbitragem neste sábado, o Flamengo termina a temporada 2022 com saldo pra lá de positivo e com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores da América. Agora é férias e pensar na próxima temporada.

Twitter: @diego_alarconf

 

Comentários do Facebook