Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Os últimos cinco confrontos entre Flamengo e Bahia tiveram três ou mais gols, e o jogo da 31ª rodada não foi diferente. No entanto, assim como a chuva de gols, o Maracanã teve mais uma partida protagonizada de arbitragem. No ano passado, no Brasileirão de 2020, o árbitro do jogo expulsou Gabigol por causa de um xingamento. E, dessa vez, o erro foi a favor do Mais Querido, que abriu o placar em um pênalti inexistente.

Com jogadores poupados e outros preservados, Renato Gaúcho entrou em campo com uma equipe com plena condições de sair com a vitória. No entanto, mais importante do que os três pontos no Brasileirão, o treinador precisava dar ritmo para David Luiz e Kenedy. Porém, os jogadores foram substituídos por lesão. Enquanto o meia-atacante sofreu uma pancada no tornozelo lesionado, o zagueiro sentiu quando arrancou para o ataque e voltou caminhando para a zaga.

O jogo entre Flamengo e Bahia

O destaque da primeira etapa foi David Luiz e este fato resume bem os primeiros 45 minutos. Na primeira grande chance do jogo, Diego Ribas, que não teve um bom início, errou um passe no meio-campo e gerou contra-ataque. Nesse sentido, Gilberto arrancou sozinho pela esquerda e a chance ficou clara para o artilheiro do Brasileirão, mas David Luiz travou o chute na hora e saiu jogando tranquilamente.

O zagueiro ajudou na criação da equipe que não encontrava muitos espaços na fase ofensiva. Além disso, saiu dos pés do defensor a melhor chance de gol do rubro-negro. Aos 25′, Kenedy foi derrubado na entrada da área, pela esquerda. David bateu por fora da barreira e a meia altura, contudo a bola foi nas redes do lado de fora. A torcida acabou comemorando como se fosse gol.

Perto dos 30 minutos, aconteceu o lance capital de Flamengo e Bahia. Na primeira jogada trabalhada do Fla, Thiago Maia recebeu na intermediária e cruzou para Diego Ribas, que infiltrou. O capitão dominou no peito e tentou a bicicleta costumeira. Então, os jogadores nem tiveram tempo de reclamar porque o árbitro André Luiz foi convicto e marcou pênalti. Logo depois, o VAR chamou porque a bola tocou mais no ombro do que no braço do atleta do Bahia. Todavia, o juiz manteve a marcação. Na sequência, Gabigol marcou o centésimo gol dele pelo Mais Querido ultrapassando Nunes, o artilheiro das decisões, na artilharia geral do do clube.

2º tempo tenso e com espaços

Por causa do erro capital da arbitragem, os jogadores do Bahia não quiseram voltar para o gramado. Entretanto, após alguns minutos de atraso os atletas voltaram, mas desligados. O Fla logo teve a chance de marcar o segundo quando Rodinei foi até a linha de fundo e cruzou para trás. A bola desviou e foi parar com Andreas, que rolou em direção a Thiago Maia chegar batendo, forçando a defesa de Danilo Fernandes que mandou para escanteio.

Com um a mais, espaços começaram a aparecer. Nesse ínterim, David Luiz se lançou ao ataque após se sair bem-sucedida na pressão pós-perda. O zagueiro foi até a linha de fundo e tentou o cruzamento, mas não conseguiu. Assim, o jogador também não retornou para a zaga. Fez gestos para o banco e retornou caminhando até sua posição. Ao mesmo tempo, o jogo seguiu e Vitinho surgiu na ponta direita, que achou Michael livre para fazer o segundo.

Se no início dos 45 minutos finais já havia muitos espaços para o ataque do Flamengo, depois da expulsão de Rossi o Bahia ficou com dois jogadores a menos. O ex-jogador do Vasco se envolveu em um lance com Diego Ribas, que depois do árbitro consultar o VAR, foi expulso junto com o adversário. Por isso, Renato Gaúcho ousou e tirou Ramon para a entrada de Bruno Henrique. O lateral saiu junto com o zagueiro David Luiz, que fez mais uma boa partida e não foi vazado novamente. Bruno Viana entrou no lugar do zagueiro.

Dessa forma, Rodinei cresceu na partida aproveitando os loteamentos da defesa adversária. O lateral que voltou a ser titular agarrou a chance que teve e cruzou rasteiro para Gabigol marcar o segundo, mas o desvio do goleiro Danilo tirou do pé do atacante.

Por fim, no final do jogo saiu o terceiro do Flamengo. Andreas Pereira, que fez uma partida irregular, aproveitou o cansaço e o espaço do time baiano, arrastou para a entrada da área e chutou forte de esquerda, no canto de Danilo Fernandes. Agora, o rubro-negro se consolida na terceira posição com 57 pontos e viaja para São Paulo, onde enfrenta o time paulista no domingo (14), às 16h. A partida válida pela 32ª rodada marca o encontro do Fla com seu ex-treinador, Rogério Ceni.

Twitter: @Victor_Andrade4.