Imagens: Diego Vara/Reuters e Alexandre Cassiano

Em outros posts já citei bastante o jornalista da Band Sports e alguns outros veículos, Bernardo Ramos. Flamenguista fanático, ele se destaca em seus vídeos no Youtube falando a respeito de vários assuntos relacionados ao futebol e entre esses assuntos, ele deixa claro o quanto é fã de Marcelo Bielsa, o El Loco, que está atualmente no Leeds United da Inglaterra.

Em vídeo recente, o colunista lembrou que a Copa América certamente desfalcará o Flamengo, por até oito jogos no torneio (fora os dias de vantagem) dependendo do desempenho da seleção que chamará. Rafinha dificilmente estará no time de Tite, mas Maurício Isla possivelmente estará entre os chilenos escolhidos. Mas fora isso, ele também destacou algo a se refletir.

Isla jogou no Olympique de Marseille com Marcelo Bielsa, e na França ele jogava pelo meio de campo, ofensivo, o que faz sentido já que ele até na Itália era mais ala que lateral. Bielsa é adepto do futebol posicional, portanto, Isla está acostumado a jogar com espaçamento entre jogadores, já que no modo posicional, é comum que um setor seja ocupado por apenas uma pessoa.

Desse modo, Rafinha poderia jogar na lateral, e Isla, no meio, pela direita, talvez até na função de Everton Ribeiro ou Gerson. Só lembrando que Jorge Jesus, contra o Emelec, tentou jogar com Rafinha ofensivo, mas como Rodinei era o lateral a tentativa não deu certo.

Isla certamente daria muita qualidade ao meio, ainda mais se algum dos meias estiver desfalcando o time, ou em uma eventual mudança durante o jogo. Rafinha está praticamente certo e Isla chegou no ano de 2020, e passou boa parte de sua carreira como ala na Juventus e Udinese na Itália, jogar pelo meio certamente o ajudaria a não ter mais problemas defensivos como tem hoje.

Fonte: Bernardo Ramos