Foto: Arquivo especial

Na última quinta-feira (07), o sub-20 do Flamengo conquistou o bicampeonato brasileiro após vencer o Palmeiras na disputa de pênaltis. Com três semanas se preparando para a decisão, a comissão técnica e os Garotos do Ninho participaram de várias ações feitas pela psicóloga da categoria, Maria Eduarda Wolf.

 

Foto: Paula Reis

 

O início do trabalho

Duda Wolf, como também é conhecida, começou o seu trabalho três semanas antes da final colocando a foto de cada jogador na parede do vestiário do sub-20 com a frase “escrevam o último capítulo dessa história”. Ao longo da semana antes da viagem para Volta Redonda-RJ, a psicóloga do Mengão fez abordagens com a comissão técnica e jogadores questionando o sonho de menino deles.

 

Foto: Arquivo especial

 

 

Maria Eduarda buscou fazer um trabalho com depoimentos dos atletas das categorias inferiores no intuito de mostrar que o sub-20 era referência, inspiração e que já estavam vivendo o sonho de menino. Ao final da abordagem feita aos Garotos do Ninho da categoria sub-20 e comissão, a psicóloga pediu para que enviassem a foto de cada um quando era criança e escrevessem uma carta no tema “para a criança que eu fui um dia” (no caso, para eles mesmos só que quando eram menores).

 

O trabalho feito um dia antes da final

Todo o material pedido foi levado para a Volta Redonda-RJ, além de uma réplica do troféu Brasileiro sub-20. Um dia antes da final, Duda reuniu a comissão junto com os jogadores e reforçou a questão de reconectar os sonhos deles de criança. Sendo assim, ela colocou a foto de cada um criança no retroprojetor.

 

A profissional pediu para que cada um quando aparecesse no retroprojetor pegasse a réplica do troféu Brasileiro sub-20, em seguida falasse a representatividade da taça e porque o próximo companheiro que fosse aparecer no equipamento deveria ser campeão. Esse momento foi especial pois os atletas junto com a comissão compartilharam questões pessoais o que levou a emoção e boas risadas.

 

Oração especial e o trabalho feito no dia da decisão:

Ainda um dia antes da final, Duda passou uma oração especial aos atletas e comissão técnica para a decisão, ela colocou dentro do vestiário do estádio Raulino de Oliveira. Além disso, foram colocadas no vestiário as cartas, fotos dos atletas e membros da comissão de quando eram crianças com o dizer: “Não esquece do sonho que tinha quando era muleque”.

 

Na foto do goleiro Dyogo Alves aparece frases da oração especial escritas nos papéis

 

 

Veja abaixo a oração especial da final:

Bendito seja o brasileiro com que sonhamos
Bendito os atletas que revelamos
Bendito seja o peso da história e o respeito conquistado
Bendita as tristezas que curamos com os abraços
Benditas sejam as gargantas que se rompem pelos gols
Benzido seja o orgulho com que entramos no campo
Bendita as crenças que dão resultado
Bendito seja merecer a camisa
Bendito seja o riso e o choro que guardaremos tanto
Bendita a capacidade de suportar as dores
E bendito este momento que o futebol nos dá
De sentir outra vez
A glória
E a honra de ser Flamengo!

 

Antes do aquecimento, a psicóloga passou um vídeo dos jogadores com fotos e lances deles ao longo do campeonato junto com uma música que tratava justamente para que eles não deixassem que o sonho acabasse.

 

A matéria foi feita pela equipe do canal Flazoeiro em parceria com os portais Urubu Interativo e Flabase.