Foto: Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo tropeçou no último domingo no Brasileirão, contra o RB Bragantino, ao empatar com a equipe paulista por 1×1. Além da falha de Isla no gol sofrido pelo Mengão, algo chamou muita atenção: A quantidade de gols perdidos pela equipe. Seguindo os dados do SofaScore, além do gol feito por Gabi, o Flamengo perdeu mais 3 oportunidades de gol no jogo, enquanto a equipe de Bragança Paulista aproveitou a única oportunidade clara de gol na partida e a converteu em tento marcado.

Utilizando a mesma base de dados do SofaScore, a equipe do portal Urubu Interativo fez um levantamento da média de chances de gol criadas e de chances de perdidas de todos os 20 clubes do Campeonato Brasileiro. E o Flamengo além de ser a equipe que possui a maior média de chances criadas (3,5 por jogo), também é a equipe que mais perde oportunidades (2,4 por jogo).

Dado que uma equipe que produz muitas oportunidades de gol também tem a maior probabilidade de perder essas chances, um relação entre a quantidade de chances criadas e perdidas foi criada para quantificar a porcentagem de oportunidades de gol que são perdidas em relação às oportunidades de gol que são criadas por cada equipe.

O resultado mostra que o Atlhético/PR é a equipe que mais desperdiça oportunidades de gol em relação a suas chances criadas, com uma porcentagem de 68,75% de chances desperdiçadas em relação às criadas na competição. O Flamengo vem logo atrás, com 68,57% de oportunidades perdidas em relação às criadas. 

Em média, as equipes do Brasileirão têm perdido 56,35% das oportunidades de gol em relação às chances criadas. Projetando essa porcentagem média à obtida pelo Fla, o Mais Querido teria uma média de chances de gols perdidos de 1,97 por partida. Assim, o time teria em média 0,43 oportunidades de gols convertidas a mais em relação ao que o clube possui (2,4 por jogo) e assim, nos 35 jogos já disputados pela equipe na competição, a equipe teria aproximadamente mais 15 oportunidades de gols convertidas.

 

A título de comparação, o Atlhético/PR, que possui a pior porcentagem de conversão de oportunidades criadas de gol no campeonato, teria aproximadamente mais 7 gols convertidos se tivesse o mesmo aproveitamento mediano do restante das equipes na competição. Assim o Flamengo teria mais que o dobro de gols que a equipe paranaense, seguindo a porcentagem média de gols perdidos dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro. Desta forma, os números deixam claros que o Flamengo é a equipe que mais perdeu gols em toda a competição, mesmo considerando sua grande porcentagem de chances criadas.

E aí torcedor, o que achou desses números? O Flamengo está vendo o título brasileiro escapar pelos erros defensivos ou pela quantidade de gols perdidos na liga nacional?

SRN

Twitter: ds_fortunato

1 COMENTÁRIO