Foto: Infoarte

Dinamite, maior ídolo da história do Vasco da Gama, nos deixou na manhã do último domingo (08) em consequência de um câncer no estômago. O craque cruzmaltino tinha uma importância ímpar para o futebol carioca – era o artilheiro da história do Estadual, de todos os clássicos, inclusive o dos milhões, de São Januário e outros recordes. E é por isso que em forma de homenagem o prêmio do principal goleador do Cariocão 2023 receberá o nome de Roberto.

O maior nome da história do Vasco marcou 279 gols em jogos válidos pelo Campeonato Carioca – o recorde é tratado quase como imbatível. Pensando nisso, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) anunciou que o troféu para o artilheiro da edição 2023 se chamará Roberto Dinamite. Além disso, o craque também virou nome de rua em São Januário.

O velório de Dinamite será aberto ao público e ocorrerá no decorrer de toda segunda-feira (09), até às 19h, em São Januário. Zico, ídolo máximo do Flamengo e amigo pessoal de Roberto, deverá comparecer ao local – assim como Júnior e outros ex-jogadores.

Conforme mencionado, Roberto Dinamite e Zico eram amigos próximos desde muito cedo. O Galinho de Quintino, ídolo máximo do Flamengo, maior rival do Vasco, time de Dina, fez uma homenagem nas redes sociais ao eterno companheiro:

Há 26 anos, no dia 8/1/97, eu perdia meu irmão Antunes que foi quem mais me ensinou no futebol. E hoje perdi um dos grandes amigos que fiz no futebol. Meu querido Bob Dinamite. Quero ficar sempre com esse sorriso. São mais de 50 anos de amizade que começou nos juvenis. Nossas mães assistiam juntas os jogos. Fomos somente adversários, jamais rivais ou inimigos. Nossa relação se estreitou na Seleção Brasileira e aliás nunca perdemos jogando juntos. Respeito, carinho, admiração e muito profissionalismo. Sei que você estava sofrendo bastante e lutou até o ultimo minuto pela vida como fazia em campo mas Deus o levou. Que Deus o tenha e que descanse em paz. Que conforte os familiares e amigos. Obrigado Bob pela amizade e pelo que vc fez pelo futebol. Meus sentimentos aos familiares”.