O Flamengo corre contra o tempo para ter todo elenco à disposição de Vítor Pereira nas duas primeiras decisões da temporada – Supercopa e Mundial de Clubes. Com as finais marcadas entre janeiro e fevereiro, a ideia é dar ritmo de jogo e entrosamento com as propostas do treinador a partir da segunda rodada do Carioca, contra a Portuguesa. E é visando cumprir o planejamento que o grupo se reapresenta nesta segunda-feira (09), às 15h, no Ninho do Urubu, para iniciar a última semana ‘livre’.

Conforme mencionado, a ideia é contar com alguns nomes do elenco principal diante da Portuguesa, no domingo (15), às 18h, no Maracanã. O planejamento inicial era tê-los a partir da terceira rodada, contra o Madureira, mas o técnico Vítor Pereira entende que é importante ter minutagem até a data da Supercopa do Brasil, dia 28 de janeiro.

Mesmo com os clubes iniciando os preparativos para temporada, ainda não há qualquer confirmação sobre a sede da Supercopa do Brasil 2023. O Mané Garrincha, em Brasília, corria como forte candidato, mas ganhou a concorrência da cidade de Orlando – além de outras opções domésticas como Recife e Salvador. A expectativa é que CBF, Flamengo e Palmeiras consigam chegar a um acordo nos próximos dias.

O Flamengo estreia na temporada nesta quinta-feira (12), às 21h30, no Maracanã, sem suas principais estrelas. O Mais Querido encara o Audax, em partida antecipada da quinta rodada, com elenco alternativo formado por garotos das categorias de base – como tem ocorrido em edições anteriores.