Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após a vitória por 3 a 0 do Flamengo em cima do Sport no Maracanã, o camisa 10 e capitão do Mais Querido, Diego Ribas, foi ao seu Instagram e publicou uma foto do triunfo do Rubro-Negro carioca. Na legenda, veio a polêmica: “#OCampeãoDe87Venceu”.

Foto: Reprodução

Entenda a história

Sem condições financeiras de realizar o Brasileiro de 1987, a CBF abriu mão da competição que foi realizada pelo Clube dos 13 (quatro grandes do Rio, São Paulo, dois do Sul, dois de Minas e o Bahia). Com o sucesso, durante o torneio a Confederação Brasileira de Futebol interviu e criou o Módulo Amarelo, com outras equipes.

Para a CBF, os finalistas do seu módulo iriam enfrentar os melhores do Módulo Verde – que tinha os grandes clubes do Brasil, para definir o campeão da temporada.

Após a disputa dos módulos, o Flamengo venceu o Módulo Verde em cima do Internacional, com Atlético-MG e Cruzeiro eliminados nas semifinal. A Bola de Prata, por exemplo, levou em conta apenas os jogos disputados neste módulo, com as equipes “maiores”.

Já o Módulo amarelo teve uma divisão de título entre Guarani e Sport, após empate em  11 x 11 na disputa de pênaltis, com Bangu e Atlético-PR eliminados na semifinal.

A CBF, contudo, estabeleceu que para definir o campeão Brasileiro de 1987, fosse disputado, entre janeiro e fevereiro de 1988, um quadrangular entre Sport, Guarani, Internacional e Flamengo, campeão e vice dos dois módulos. Com apoio do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar tal quadrangular. Já Sport e Guarani jogaram. Como no dia 31 de janeiro, Sport e Guarani emparam em Campinas por 1 x 1, e no Recife, no dia  7 de fevereiro, o Sport venceu por  1 x 0, o Sport foi declarado campeão e disputou a Copa Libertadores de 1988.

Após muita disputa, a CBF definiu que Flamengo e Sport foram campeões de 1987.

O jogo

Domènec Torrent escalou a seguinte equipe: Hugo; Isla, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; Arão, Thiago Maia, Diego e Gerson; Bruno Henrique e Pedro.

O Flamengo teve muitas dificuldades de criação no primeiro tempo, que se encerrou 0 a 0. Na etapa complementar, Dome não mexeu na equipe mas os jogadores voltaram com outra postura.

Em 10 minutos, o Rubro-Negro já vencia por 2 a 0, com gols de Pedro e Gustavo Henrique. Aos 14, Pedro ampliou em uma linda jogada, 3 a 0 e deu números finais ao jogo.

A vitória deixou o Fla na vice-liderança do torneio, com 24 pontos e um jogo a menos (partida contra o Goiás pela 11° rodada foi adiada, pela sequência de jogos do Rubro-Negro na Libertadores).